Notícias Porsche bate recorde no Nürburgring com “super-Cayenne”

Recordes

Porsche bate recorde no Nürburgring com “super-Cayenne”

A Porsche está a preparar um Cayenne ainda mais desportivo e já o levou ao Nürburgring. O resultado? Mais um recorde…

Porsche Cayenne Coupe Turbo recorde Nurburgring

A Porsche prepara-se para apresentar uma versão ainda mais apimentada do Cayenne, focada na performance e na dinâmica, trunfos que já lhe valeram um recorde no mítico Nürburgring.

Credenciando todo o seu potencial dinâmico, este “super-Cayenne” precisou de apenas 7min38,925s para realizar uma volta completa aos 20,832 km do Nordschleife, quase quatro segundos a menos que o tempo alcançado pelo Audi RS Q8, o anterior detentor do recorde.

O tempo da tabela oficial de classificação do Nürburgring GmbH foi certificado por um notário e representa agora um novo recorde na categoria “SUV, off-road vehicle, van, pick-up”.

A NÃO PERDER: Porsche Cayenne Coupé. Foi lançado há 2 anos, mas renovação está para breve
Porsche Cayenne Coupe Turbo no Nurburgring

Com o piloto de testes Lars Kern ao volante, o Cayenne usado para bater este recorde não sofreu alterações significativas face ao modelo que a Porsche irá disponibilizar aos seus clientes. A exceção foi a célula de segurança e o banco de competição, para segurança do piloto.

Nos primeiros metros percorridos no Nürburgring Nordschleife ao volante deste Cayenne, somos tentados a confirmar que estamos sentados dentro de um espaçoso SUV. A elevada precisão da direção e o estoicamente estável eixo traseiro deram-me imensa confiança na secção Hatzenbach.

Lars Kern, piloto de testes

Pouco ou nada se sabe acerca desta versão que a Porsche está a “cozinhar”, apenas que esta variante do SUV germânico estará apenas disponível no formato “coupé” e que foi pensada “de forma ainda mais obstinada para oferecer a derradeira experiência em comportamento dinâmico”.

640 cv a caminho!

Baseada no atual Cayenne Turbo Coupé, esta proposta vai recorrer a uma versão mais potente do 4.0 V8 biturbo, já usada nos Cayenne Turbo, com, ao que tudo indica, 640 cv de potência.

Este Cayenne tem uma performance de topo. Durante o seu desenvolvimento, focamo-nos na excecional performance em estrada. O nosso Cayenne quebra-recordes é baseado no Cayenne Turbo Coupé, ainda que mais desenhado para a máxima aceleração lateral e longitudinal.

Stefan Weckbach, Vice President Product Line Cayenne
Porsche Cayenne Coupe Turbo no Nurburgring

Esta variante mais desportiva do Porsche Cayenne apresenta várias melhorias no campo do sistema de controlo de chassis, com a marca de Estugarda a confirmar que o Porsche Dynamic Chassis Control estará mais focado na dinâmica.

LEIAM TAMBÉM: Histórico. Já foram produzidas um milhão de unidades do Porsche Cayenne

A juntar a isto teremos ainda um visual específico e um novo sistema de escape em titânio, com as saídas em posição central.

Porsche Cayenne protótipoAprovado por Walter Röhrl

Além de Lars Kern, houve outro piloto que já colocou à prova este novo Cayenne: nada mais nada menos que Walter Röhrl, embaixador da Porsche e bicampeão mundial de ralis.

O automóvel mantém-se incrivelmente estável mesmo em curvas rápidas e o seu comportamento é extremamente preciso. Mais do que nunca, temos a sensação de estarmos ao volante de um automóvel desportivo compacto ao invés de estarmos num SUV de grandes dimensões.

Walter Röhrl

Quando chega?

Para já a Porsche não avançou qualquer data para o lançamento desta versão do Porsche Cayenne.

Sabe esta resposta?
Qual foi o Carro do Ano em Portugal em 1999?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi TT. Vencedor do troféu Carro do Ano 1999 em Portugal