Notícias Histórico. Já foram produzidas um milhão de unidades do Porsche Cayenne

Marco

Histórico. Já foram produzidas um milhão de unidades do Porsche Cayenne

Originalmente lançado em 2002, o Porsche Cayenne alcançou, 18 anos depois, a marca histórica do um milhão de unidades produzidas.

Porsche Cayenne 1 milhão

Nascido no já longínquo ano de 2002, o Porsche Cayenne foi um pioneiro na marca. Senão vejamos. Além de ter sido o primeiro SUV da marca, foi também o primeiro modelo produzido em série pela Porsche a ter cinco portas e teve até a “honra” de ser o primeiro automóvel da Porsche com… motor Diesel.

Ora, se há 18 anos o seu lançamento foi motivo de longas discussões e esteve envolto em grande polémica (afinal de contas até então a Porsche apenas fazia desportivos), hoje é inegável a importância que o SUV teve para a marca alemã.

Responsável pelo enorme salto dado no início do século XXI — se o Boxster salvou a Porsche nos anos 90, foi o Cayenne que fez crescê-la para os volumes de hoje —, o Cayenne foi ainda responsável pela “fundação” de um segmento onde muitas marcas hoje concorrem: o dos SUV de luxo desportivos.

VÊ TAMBÉM: Porsche e Siemens Energy vão produzir combustíveis sintéticos no Chile a partir de 2022

Uma história já longa

Revelado no Salão de Paris em 2002, o Porsche Cayenne conta já com três gerações. A primeira manteve-se no mercado até 2010 e além das sempre apetecíveis variantes Turbo, Turbo S, e GTS, teve na versão Diesel o seu grande destaque.

Surgida apenas em 2009 aquando do facelift da primeira geração do Cayenne, esta recorria aos serviços do 3.0 V6 TDI com 240 cv e 550 Nm. Escusado será dizer que, tendo em conta a “moda Diesel” que se vivia na Europa naquela época depressa esta variante conheceu sucesso.

VÊ TAMBÉM: O desporto motorizado continua a fazer sentido. A Porsche é a prova disso mesmo

Mais leve que a antecessora, a segunda geração nascida em 2010 manteve-se fiel ao Diesel (recebeu uma variante “S” a gasóleo com o V8 TDI de 385 cv) e eletrificou-se com a primeira versão híbrida, abrindo as portas a uma tendência que é, cada vez mais, a norma.

Desta forma, além da variante Hybrid nascida em 2010, a segunda geração do Cayenne conheceria ainda uma variante híbrida plug-in em 2014. Designado Cayenne S E-Hybrid, este tinha entre 18 e 36 km de autonomia elétrica (NEDC).

VÊ TAMBÉM: Porsche Unseen. Os modelos que a Porsche (infelizmente) nunca produziu

Já a terceira e atual geração surgiu em 2017 e abandonou o Diesel, apostando apenas na gasolina e nos cada vez mais comuns híbridos plug-in. Entretanto em 2018 a “família” cresceu, tendo passado a contar com uma variante Coupé.

Agora, 18 anos depois do lançamento do seu primeiro SUV, a Porsche está de parabéns, tendo visto sair da linha de produção a unidade um milhão do Cayenne, neste caso particular um Cayenne GTS pintado na cor Carmine Red que já foi comprado por um alemão.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China