Restomod

O Porsche 356 de Walter Röhrl é bem diferente dos restantes

A lenda dos ralis Walter Röhrl comprou recentemente um 356, mas este Porsche 356 3000 RR é bem diferente dos seus irmãos. E como dá para ver, não foram apenas as jantes que mudaram.

Se Walter Röhrl praticamente dispensa apresentações, o mesmo não acontece com o seu novo carro, um Porsche 356 muito especial. Designado de Porsche 356 3000 RR, o novo carro do lendário piloto de ralis é um ótimo exemplo de restomod, tendo sido alvo de profundas modificações, com a principal a residir por baixo do capot (traseiro).

Em vez de por lá residir um quatro cilindros boxer, como em todos os 356, este vem com um flat-six, ou seis cilindros boxer.

O motor em questão é o flat-six do Porsche 911 Turbo (930) de 1977, com 3.0 l de capacidade debita cerca de 260 cv, um valor bem superior a qualquer um dos quatro cilindros boxer que equipava este Porsche 356.

VÊ TAMBÉM: Porsche AG bate todos os recordes em 2019: vendas, receita e resultado operacional
Walter Röhrl, Porsche 356 3000 RR

A história do Porsche 356 3000 RR

Atualmente na posse de Walter Röhrl, este exemplar é o resultado do projeto de Viktor Grahser, um mecânico de aviões apaixonado pelo modelo (foi um dos fundadores de um clube dedicado ao Porsche 356 na Austrália, país onde esteve imigrado).

Nascido originalmente em 1959 como um Porsche 356 B Roadster, este exemplar esteve largos anos guardado num contentor à espera que Viktor Grahser o restaurasse.

Walter Röhrl, Porsche 356 3000 RR
Eis o flat-six que passou a equipar este Porsche 356.

Infelizmente, o austríaco faleceu antes de o conseguir fazer e o Porsche 356 acabou por ser adquirido por Rafael Diez (um especialista em clássicos) que terminou o projeto e convidou Walter Röhrl a testar o carro.

A NÃO PERDER: Testámos o novo Porsche 718 Cayman GTS no Circuito do Estoril (vídeo)

Primeiro estranha-se…

Tal como conta Walter Röhrl, quando foi convidado para testar o agora sugestivamente denominado Porsche 356 3000 RR, a sua primeira reação foi de alguma desconfiança.

O alemão afirmou: “eu abordei este 356 B Roadster com motor turbo com algum cepticismo; tinha sido alvo de demasiadas alterações. Por isso mesmo, quando o conduzi fiquei impressionado com o seu equilíbrio”.

VÊ TAMBÉM: Sabes quanto custa o banco do passageiro do Porsche 935?

Ora, Walter Röhrl pareceu ter ficado tão impressionado que acabou mesmo por comprá-lo, dando seguimento ao sonho de Viktor Grahser.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabes responder a esta?
Em que ano foi lançado o Porsche 911 GT3?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Lembras-te deste? Porsche 911 GT3, o alvo a abater

Mais artigos em Notícias