Notícias Regresso ao futuro? Opel Manta GSe ElektroMOD: o elétrico com caixa manual

Restomod

Regresso ao futuro? Opel Manta GSe ElektroMOD: o elétrico com caixa manual

O Opel Manta GSe ElektroMOD é o primeiro exercício de restomod da marca alemã, significando o regresso (mais ou menos) do histórico coupé dos anos 70.

Opel Manta GSe ElektroMOD

O Manta está de volta (mais ou menos…), mas agora é elétrico. O Opel Manta GSe ElektroMOD marca o regresso do icónico Manta A (a primeira geração do coupé alemão) e apresenta-se sob a forma de um restomod à prova do futuro: “elétrico e livre de emissões e repleto de emoções”.

É assim que a marca de Rüsselsheim o descreve, com Michael Lohscheller, diretor geral da Opel, a explicar que “o Manta GSe demonstra, de uma forma notável, o entusiasmo com que construímos automóveis na Opel”.

Este elétrico vintage combina “as linhas clássicas de um ícone com a tecnologia avançada de uma mobilidade sustentável” e apresenta-se como o primeiro “MOD” elétrico da história da marca germânica do grupo Stellantis.

A NÃO PERDER: 600 mil quilómetros. Esta Astra Caravan ganhou um lugar no museu da Opel

 

Por isso mesmo, é sem surpresa que vemos os traços gerais do modelo que ostenta a raia-manta como símbolo e que celebrou 50 anos em 2020 serem mantidos, ainda que com alterações efetuadas em partes para se encaixar na atual filosofia de design da Opel.

Exemplo disso é a presença do conceito “Opel Vizor” — estreado pelo Mokka —, que aqui ganhou uma versão ainda mais tecnológica, denominada “Pixel-Vizor”: permite “projetar”, por exemplo, diversas mensagens na grelha dianteira. Podem ler mais sobre isso na ligação abaixo:

SAIBAM MAIS: Opel Manta GSe ElektroMOD tem uma “grelha” que comunica connosco

Mas se a “grelha” interativa e a assinatura luminosa em LED dão nas vistas, é a pintura em amarelo néon — corresponde à recém-atualizada identidade corporativa da Opel — e o capô em preto que se asseguram de que este Manta elétrico não passa despercebido.

Os frisos cromados originais dos guarda-lamas desapareceram e os guarda-lamas “escondem”, agora, jantes específicas de 17” da Ronal. Atrás, na bagageira, o lettering identificativo do modelo surge com um novo e moderno tipo de letra Opel, que também merece destaque.

LEIAM TAMBÉM: “É o novo normal”. Testámos o Opel Corsa-e… o Corsa 100% elétrico

Avançando para o interior, e como seria de esperar, encontramos a mais recente tecnologia digital da Opel. O Opel Pure Panel, semelhante ao do novo Mokka, com dois ecrãs integrados de 12″ e 10″ assume grande parte das “despesas” e surge orientado para o condutor.

Quanto aos bancos, são os mesmos que foram desenvolvidos para o Opel Adam S, ainda que agora se apresentem com uma linha amarela decorativa. Já o volante, de três braços, é da marca Petri e mantém o estilo dos anos 70.

Opel Manta GSe ElektroMOD
Jantes de 17” são específicas.

O ambiente distinto do novo Opel Manta GSe ElktroMOD é ainda garantido por acabamentos em cinzento mate e em amarelo e pelo tejadilho forrado a Alcantara. Já a banda sonora fica a cargo de uma caixa Bluetooth da Marshall, lendária marca de amplificadores.

A NÃO PERDER: Heresia? Restomod eletrifica o Lancia Delta Integrale

Mas a maior diferença está escondida debaixo do capô. Onde outrora encontrávamos um motor de quatro cilindros, agora temos um propulsor elétrico com 108 kW (147 cv) de potência e 255 Nm de binário máximo.

A alimentá-lo está uma bateria de iões de lítio com 31 kWh de capacidade que permite uma autonomia média de cerca de 200 km, sendo que, tal como nos modelos de produção Corsa-e e Mokka-e, também este Manta GSe consegue recuperar energia nas travagens e armazená-la nas baterias.

Inédito neste modelo é o facto de ser um elétrico com caixa manual. Sim, isso mesmo. O condutor tem a opção de utilizar a caixa manual original de quatro relações ou, simplesmente, engrenar a quarta velocidade e sair em modo automático, com a potência a ser sempre transmitida em exclusivo às rodas traseiras.

Opel Manta GSe ElektroMOD
Sabe esta resposta?
O Opel Tigra chegou ao mercado em que ano?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”