Notícias Oficial. Pela primeira vez na história, vai haver uma BMW M3 carrinha

Antevisão

Oficial. Pela primeira vez na história, vai haver uma BMW M3 carrinha

Após os rumores dos últimos dias, foi a própria BMW M a confirmar estar a desenvolver uma inédita e há muito desejada M3 Touring.

BMW M3 Touring

Nasceu como coupé com o E30 e foi oferecido como quatro portas e descapotável a partir do E36, mas o que nunca houve foi uma BMW M3 Touring, que é como quem diz, uma M3 carrinha.

Não deixa de ser uma decisão algo incompreensível, até pelo sucesso que os seus arquirrivais têm conhecido com este tipo de carroçaria. Sobretudo a Audi, que após ter lançado a seminal RS2 Avant, tornou as carrinhas de alta performance uma das suas imagens de marca.

Agora, a pedido de muitas famílias, parece que finalmente a BMW M decidiu dar aos seus fãs… e clientes exatamente o que lhe andavam a pedir há décadas: uma M3 Touring.

TENS DE VER: Já sabemos qual vai ser a potência dos novos BMW M3 e M4
BMW M340i xDrive
BMW M340i xDrive é, por agora, a mais potente e rápida Touring disponível.

A família M3 e, por associação, M4 que está para chegar promete ser a mais vasta de sempre. Não só teremos quatro carroçarias — já a contar com a M3 Touring (G81) —, como haverá múltiplas versões por onde escolher.

Desde as versões “normal” e Competition, a que correspondem duas especificações do S58 (seis cilindros em linha biturbo), respetivamente, com 480 cv e 510 cv; até versões com tração traseira e tração integral (uma estreia), passando pelas caixas de velocidades, manual (seis velocidades) e automática (oito velocidades). E sem estarmos a contar com futuras versões especiais, como o anunciado retorno da sigla CSL.

O que fica por saber em relação à futura M3 Touring é quantas destas possibilidades receberá — haverá espaço para uma “simples” variante com tração traseira e caixa manual? Esperemos que sim…

BMW M3 e M4
M3 sedã… está quase.
TENS DE VER: Não há BMW M3 Touring? A Alpina tem a solução certa para ti

Quando chega?

Se a confirmação oficial por parte da BMW de que irá haver uma M3 Touring é uma boa notícia, a má notícia é de que ainda vamos ter de esperar, ao que parece, mais dois ou três anos para que chegue ao mercado.

Ao contrário dos novos BMW M3 sedã e M4 Coupé que vão ser revelados já no próximo mês de setembro (M4 Cabrio chegará mais tarde), a M3 Touring só agora parece ter iniciado o seu ciclo de desenvolvimento. O que justifica o seu lançamento tão desfasado dos restantes membros da família.

Bem… mais vale tarde que nunca.

Fonte: BMW Blog.