Notícias BMW M recupera sigla CSL para substituir versões GTS

Regresso

BMW M recupera sigla CSL para substituir versões GTS

A sigla que foi usada pela última vez no M3 (E46) CSL irá regressar, tomando o lugar da atual sigla GTS, garantiu-o já um porta-voz da marca de Munique.

BMW M3 CSL

Em tempos sinónimo da versão mais radical do modelo BMW M3, a sigla CSL, acrónimo de Coupe, Sport, Lightweight (coupé, desportivo, leve), deverá substituir aquela que é, atualmente, a designação das versões mais extremadas dos BMW M3 e M4, conhecidos como GTS. Podendo ainda e segundo revelou à The Drive um porta-voz da marca de Munique, surgir noutros modelos que se mostrem “apropriados para receber uma versão CSL”.

Perante estas afirmações, não será difícil de admitir uma versão CSL do BMW M2 —recentemente foi apresentada a nova versão M2 Competition. E que poderá ter num M2 CSL o chamado “canto do cisne”, antes do surgimento da próxima geração.

M8 CSL? Não me parece…

Destinada, à partida, aos coupés da marca de Munique, menos previsível parece ser, no entanto, a possibilidade de um M8 CSL, até porque o futuro topo de gama da BMW anuncia-se, antes de mais, como um verdadeiro Gran Tourer — grande, pesado e vocacionado, principalmente, para as longas tiradas em estrada aberta. O mesmo acontecendo com os ‘Hot SUV’ da M, o X5M e X6M.

BMW M3 CSL
O BMW M3 CSL ainda hoje é recordado com saudade…

Importa não esquecer que as versões CSL destacavam-se por uma importante redução de peso, a par de uma série de argumentos aerodinâmicos e mecânicos, visando a eficácia.

RELACIONADO: Novo BMW M5 Competition apresentado com 625 cv e nova estratégia comercial

Lembras-te do ‘Batmobile’?

A BMW utilizou pela última vez esta sigla no lendário BMW M3 de 2003, ainda que, para a história, fique, principalmente, a estreia da designação no mítico 3.0 CSL. Um desportivo que ficou conhecido como “O Batmobile”.

BMW 3.0 CSL Race Car 1973
O BMW E9, na sua variante mais lendária, o 3.0 CSL “Batmobile”

Sabe esta resposta?
Qual o binário anunciado pelo Hyundai i30 N de 275 cv?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hyundai já trabalha no Kauai N. Apesar do modelo ainda não ter luz verde…