Notícias Não há BMW M3 Touring? A Alpina tem a solução certa para ti

Salão de Frankfurt 2019

Não há BMW M3 Touring? A Alpina tem a solução certa para ti

Com a BMW apostada em não produzir uma M3 Touring, cabe à Alpina suprimir essa lacuna. A resposta dá pelo nome de B3 Touring e foi revelada em Frankfurt.

Alpina B3 Touring

Num Salão de Frankfurt dominado pelas propostas eletrificadas (se não acreditas dá uma vista de olhos nesta página), não pudemos deixar de ficar satisfeitos ao encontrar por lá a Alpina B3 Touring, a resposta do pequeno construtor alemão à inexistência de uma BMW M3 Touring.

É que debaixo do capot desta carrinha apressada (no fundo uma “irmã mais nova” da colossal B5 Bi-Turbo Touring), não encontramos sistemas híbridos nem motores elétricos, mas sim um bom e velho seis cilindros em linha a gasolina com 3.0 l de capacidade, “apenas” auxiliado por um par de turbos.

Alvo de alguns melhoramentos por parte da Alpina (turbos, um novo software de gestão do motor e um novo sistema de refrigeração), este bloco passou a debitar 462 cv e 700 Nm de binário (para teres uma ideia, a mais desportiva das Série 3 Touring, a M340i xDrive fica-se pelos 374 cv).

ESPECIAL: Todas as novidades do Salão de Frankfurt 2019 estão aqui
Alpina B3 Touring
Segundo a Alpina, a B3 Touring é capaz de atingir os 300 km/h, tudo isto oferecendo consumos de 11,1 l/100 km.

Ligações ao solo também foram melhoradas

A passar todos os 462 cv para o chão encontramos o sistema de tração integral xDrive que neste caso é ainda ajudado por um diferencial autoblocante da BMW, sendo que ambos foram melhorados por forma a lidarem com o aumento de potência. O que também foi alvo de melhorias foi a caixa automática de oito velocidades da ZF, que passou a ser mais rápida.

Alpina B3 Touring
No interior as diferenças resumem-se a pouco mais do que o símbolo no volante.

Ainda ao nível das ligações ao solo, a B3 Touring também recebeu melhorias ao nível da suspensão, passando a contar com amortecedores adaptativos. Como seria de esperar, as alterações também se estenderam à estética, com a B3 Touring a receber um kit de carroçaria mais agressivo, saídas quadruplas de escape e as tradicionais jantes Alpina (de 19” ou 20”).

VÊ TAMBÉM: Testámos o Skoda Kodiaq RS, um SUV de 7 lugares… “desportivo”. Faz sentido?

Com a abertura das encomendas prevista para o início do próximo ano, só no verão é que as primeiras unidades deverão ser entregues, não havendo ainda preços. Curiosamente, a Alpina decidiu revelar a B3 Touring antes da versão sedan do B3 — haverá mais procura pela carrinha?

Sabe esta resposta?
Qual é a velocidade máxima do BMW i3s?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o BMW i3s: agora só em modo elétrico
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Testámos o BMW i3s: agora só em modo elétrico