Notícias O Toyota GR Super Sport já rolou em… Le Mans!

Protótipo

O Toyota GR Super Sport já rolou em… Le Mans!

Baseado no Toyota TS050 Hybrid, o Toyota GR Super Sport deverá tomar o seu lugar na competição e já rolou no circuito de La Sarthe.

Toyota GR Super Sport

No mesmo fim de semana em que viu o TS050 Hybrid conquistar as 24 Horas de Le Mans pelo terceiro ano consecutivo, a Toyota decidiu mostrar mais um pouco do Toyota GR Super Sport, o hiperdesportivo híbrido com que planeia correr na categoria “Le Mans Hypercar” (LMH).

Para o fazer, a marca japonesa “aproveitou” o facto de estar pelo circuito de La Sarthe e colocou em pista um protótipo do GR Super Sport (não sabemos se da versão de competição se da de estrada) ainda muito camuflado.

Apesar de no total o carro ter completado apenas uma volta de demonstração com o ex-piloto da Toyota Gazoo Racing Alexander Wurz aos comandos, a verdade é que esta já nos permitiu ver mais um pouco do futuro hiperdesportivo com o qual a Toyota pretende tentar prolongar o seu domínio no mundo das provas de resistência.

VÊ TAMBÉM: Toyota abandona desenvolvimento de motores V8? Parece que sim
Toyota GR Super Sport

E o tejadilho?

O mais curioso acerca do Toyota GR Sport que a marca japonesa levou até ao circuito francês é o facto de este se apresentar sem tejadilho, deixando no ar a possibilidade de o modelo de produção vir a contar com um tejadilho removível.

Outra das hipóteses que têm surgido prende-se com a possibilidade de a versão de produção vir a abdicar das tradicionais portas, adotando antes uma canópia, algo que uma nova patente recentemente registada parece confirmar.

O que já se sabe?

Dada a intenção da Toyota em correr na nova classe Hypercar do WEC (a LMH), uma coisa é certa: terão de ser produzidas, no mínimo, 40 unidades de uma versão do Toyota GR Super Sport homologada para a via pública.

Já no que à mecânica diz respeito, se as especificações forem idênticas às anunciadas para o concept o GR Super Sport deverá contar com 1000 cv de potência, fruto da combinação de um 2,4 l V6 twin turbo com motores elétricos, que fazem parte do Toyota Hybrid System-Racing (THS-R), diretamente herdado do TS050.

Toyota GR Super Sport
VÊ TAMBÉM: Land Cruiser para a Terra; Toyota Lunar Cruiser para a Lua

Para já, ainda não se sabe quando é que chegará, quanto custará nem quantas unidades do Toyota GR Super Sport serão produzidas, ainda assim, este tem já à sua espera rivais como o Aston Martin Valkyrie, o Mercedes-AMG Project ONE ou a versão de estrada do hipercarro com que a Peugeot planeia regressar a Le Mans.

Sabe esta resposta?
Qual é a cilindrada do motor de três cilindros do Toyota GR Yaris?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já sabemos quanto custa o Toyota GR Yaris em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Já sabemos quanto custa o Toyota GR Yaris em Portugal