Desporto automóvel

Dobradinha portuguesa em Le Mans. Filipe Albuquerque primeiro e António Félix da Costa segundo nos LMP2

Num resultado histórico, Filipe Albuquerque venceu a categoria LMP2 nas 24 Horas de Le Mans e António Félix da Costa foi segundo, alcançando um pódio inédito.

O ano de 2020 até pode estar a ser atípico em vários sentidos, no entanto, está a ser histórico para o automobilismo português. Depois do título de António Félix da Costa na Fórmula E e do regresso da Fórmula 1 a Portugal, Filipe Albuquerque venceu a categoria LMP2 nas 24 Horas de Le Mans.

A juntar a esta vitória histórica do piloto do Oreca 07 nº22, o seu compatriota e campeão de Fórmula E em título, António Félix da Costa, ficou em segundo lugar na mesma categoria aos comandos de um Oreca 07 que partilhou com Anthony Davidson e Roberto Gonzalez.

Após a vitória, Filipe Albuquerque, que lidera também a Taça do Mundo FIA de Resistência e o European Le Mans Series, afirmou: “Estou tão feliz que não tenho palavras para descrever esta sensação única. Foram as 24 horas mais longas da minha vida e os últimos minutos de corrida foram de loucos (…) Tínhamos feito 24 horas de sprint, o andamento foi alucinante. E faltava tão pouco para acabar com o enguiço de seis anos sem conseguir vencer”.

VÊ TAMBÉM: Peugeot e Total juntas para “atacar” as 24 Horas de Le Mans
LMP2 Pódio Le Mans
O histórico pódio da categoria LMP2 em Le Mans com Filipe Albuquerque e António Félix da Costa.

Caso não te recordes, esta vitória nas 24 Horas de Le Mans surge na sétima participação do piloto português na mais famosa prova de resistência do automobilismo. Na classificação geral, Filipe Albuquerque ficou em 5º e António Félix da Costa em 6º.

A restante corrida

No que diz respeito à restante corrida, o primeiro lugar na categoria rainha, a LMP1, voltou a sorrir à Toyota com o Toyota TS050-Hybrid pilotado por Sebastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley a passar a linha de meta em primeiro a carimbar a terceira vitória consecutiva da marca japonesa em Le Mans.

Toyota Le Mans
A Toyota conseguiu a sua terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans.
VÊ TAMBÉM: Este é o Suzuki Swace e o facto de parecer um Toyota Corolla não é coincidência

Já nas categorias LMGTE Pro e LMGTE Am a vitória sorriu em ambos os casos à Aston Martin. Na LMGTE Pro a vitória foi alcançada pelo Aston Martin Vantage AMR pilotado por Maxime Martin, Alex Lynn e Harry Tincknell enquanto na LMGTE Am o Aston Martin Vantage AMR vencedor teve como pilotos Salih Yoluc, Charlie Eastwood e Jonny Adam.

Esta vitória do Oreca 07 de Filipe Albuquerque, Phil Hanson e Paul Di Resta junta-se à vitória alcançada por Pedro Lamy na categoria LMGTE Am em 2012.

Sabes responder a esta?
Em que ano foi lançado o SEAT Ronda?
Não acertaste.

Mas podes descobrir a resposta aqui:

Este SEAT Ronda foi usado como prova em tribunal. Porquê?

Mais artigos em Notícias