Notícias Missão cumprida. Nissan Ariya foi do Polo Norte ao Polo Sul

Arranque a Frio

Missão cumprida. Nissan Ariya foi do Polo Norte ao Polo Sul

"É a primeira vez que um carro, muito menos um elétrico, completou uma viagem como esta", afirmaram os Ramsey que levaram um Nissan Ariya de um Polo ao outro.

Nissan Arya polo sul
©poletopoleev

Após 10 meses de viagem, este Nissan Ariya e-4ORCE e os Ramsey (marido e mulher) chegaram finalmente ao Polo Sul, tendo partido do Polo Norte magnético (no Canadá) — mesmo a tempo de entregar as prendas de Natal —, percorrendo mais de 30 mil quilómetros.

Claro que para efetuar esta viagem épica o Ariya não estava totalmente de série. Preparado pela Arctic Trucks, a suspensão foi elevada e as cavas das rodas alargadas para receber os enormes pneus todo o terreno de 39″. Mas os motores (um por eixo) e bateria eram os de série.

Ao longo da viagem o Nissan Ariya foi carregado onde fosse possível. Quando não era, contou com o suporte de painéis solares e um gerador eólico extensível, transportado num reboque por uma de duas pick-up de apoio.

O mais caricato de tudo? Quando cumpriram o objetivo de chegar ao Polo Sul não puderam comunicar com ninguém. Isto porque estava a ser posto em prática uma experiência científica que requeria que todos os dispositivos de transmissão permanecessem desligados.

Só puderam partilhar o sucesso desta epopeia com o mundo depois de abandonarem a área.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.