Notícias NISMO elétricos? Vai acontecer segundo o presidente da Nissan na Europa

Indústria

NISMO elétricos? Vai acontecer segundo o presidente da Nissan na Europa

Segundo Guillaume Cartier, presidente da Nissan para a Europa, a marca Nismo vai-se «revitalizar» e deverá contar com modelos elétricos.

Nissan Leaf NISMO RC

Algo «adormecida» nos últimos anos, a Nismo, a divisão de competição e performance da Nissan, prepara-se para voltar à ribalta. A promessa é de Guillaume Cartier, presidente da Nissan para a Europa que, em declarações à Top Gear, revelou um pouco do futuro da Nismo.

Cartier começou por afirmar que “a Nismo é um ativo que temos e que queremos revitalizar”, revelando em seguida que também alguns dos modelos elétricos da marca japonesa contarão com uma versão Nismo.

Esta ideia de revitalizar a Nismo surge numa altura em que as divisões de performance de outras marcas também começam a adotar a eletrificação, obrigando a, de alguma forma, «reinventarem-se».

A NÃO PERDER: Nissan. Primeiro elétrico com baterias de estado sólido até 2028
Nissan NISMO

Fácil de perceber, difícil de fazer

Segundo Cartier, criar um carro desportivo é uma receita cujos ingredientes são simples, mas que não é fácil de fazer sempre bem.

“Não é um simples truque (…) Para usar uma expressão inglesa. “não basta colocar batom num porco”, afirmou o executivo da Nissan sobre o desafio de criar modelos mais desportivos, e continuou. “É preciso algum investimento para garantir que obtemos o resultado desejado”.

De acordo com Cartier os futuros modelos elétricos preparados pela Nismo deverão contar com suspensão e mecânica específicas, sendo por isso fácil de perceber as áreas de intervenção desta divisão.

Nissan Leaf Nismo RC
A Nismo já trabalhou com base em elétricos e o Leaf Nismo RC é um dos melhores exemplos do que a submarca da Nissan é capaz de fazer com um modelo movido a eletrões.

Contudo, o presidente da Nissan para a Europa aponta um «problema» e dá o Ariya como exemplo: “é um desafio porque já temos uma bateria grande e boas prestações. Então, precisamos de ir além disso”.

Recorde-se que o Ariya e-4ORCE Performance conta com uma bateria de 87 kWh e já oferece 394 cv (290 kW) e 600 Nm, números que lhe permitem ir dos 0 aos 100 km/h em 5,1s e alcançar os 200 km/h de velocidade máxima.

Fonte: Top Gear

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Nissan Sunny GTi-R?