Notícias Na China não vai haver um, mas dois Volkswagen ID.4. Porquê?

Insólito

Na China não vai haver um, mas dois Volkswagen ID.4. Porquê?

Ao contrário do que acontece na Europa e nos EUA, na China vai haver duas versões diferentes do Volkswagen ID.4: o ID.4 X e o ID.4 Crozz. Mas porquê?

Volkswagen ID.4 Crozz e ID.4 X

Revelado há uns meses para o mercado europeu e norte-americano, o novo Volkswagen ID.4 viu agora ser apresentada a versão destinada ao mercado chinês e a grande surpresa é que em vez de uma há… duas!

O SUV elétrico da Volkswagen vai ser comercializado como ID.4 Crozz e como ID.4 X. O primeiro é em tudo idêntico ao ID.4 que vamos ter por cá, já o segundo conta com um visual notoriamente diferente.

Para começar, o ID.4 X conta com faróis dianteiros e traseiros diferentes e novos para-choques. Além disto, é 20 mm mais comprido e 11 mm mais alto. Já a distância entre eixos e a largura mantiveram-se inalteradas. Quanto ao interior, a única diferença que parece existir entre os dois surge na consola central, sendo tudo o resto idêntico entre os dois modelos.

VÊ TAMBÉM: Já conduzimos o novo Volkswagen ID.3 em Portugal

 

As razões por trás dos dois ID.4

Por esta altura deves estar a questionar-te acerca das razões por detrás de haver dois Volkswagen ID.4 distintos (mas à mesma bastante próximos) na China. A razão acaba por ser simples, mas revela também as especificidades que regem o mercado chinês.

A separação do ID.4 em dois modelos distintos reflete-se nas duas joint ventures que a Volkswagen tem na China para poder produzir automóveis localmente. 

Ou seja, a única forma de evitar as elevadas taxas de importação existentes é produzir localmente, mas para o poderem fazer, todos os construtores automóveis tiveram de, obrigatoriamente, estabelecer parcerias com construtores de automóveis locais. A única exceção até hoje foi à Tesla (recém-chegada ao mercado chinês), que negociou, com sucesso, com as autoridades chinesas a sua independência.

VÊ TAMBÉM: Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China

Regressando à Volkswagen, esta é a marca automóvel que mais vende na China, tendo estabelecido não uma, mas duas joint ventures que originaram a FAW-Volkswagen e a SAIC-Volkswagen. Duas empresas independentes e as duas a querer produzir o ID.4, que será primeiro modelo elétrico baseado na MEB a ser produzido na China.

Desta forma, temos dois ID.4: a FAW-Volkswagen vai produzir o ID.4 Crozz em Fosham enquanto a SAIC-Volkswagen vai produzir o ID.4 X em Xangai. Cada uma destas fábricas tem capacidade para produzir 300 mil unidades/ano do SUV elétrico e neste momento já ambas arrancaram com a produção do ID.4 Crozz e ID.4 X.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Volkswagen Touareg R. O VW mais potente de sempre é um SUV híbrido plug-in

Com lançamento no mercado chinês previsto para a primavera de 2021, não há ainda dados técnicos relativos aos ID.4 Crozz e ID.4 X. No entanto, o mais provável é que venham a contar com as mesmas opções de motor e baterias que encontramos nos Volkswagen ID.4 ocidentais.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Volkswagen T-ROC Cabrio?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já testámos o novo Volkswagen T-ROC Cabrio. Convenceu?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Já testámos o novo Volkswagen T-ROC Cabrio. Convenceu?