Notícias Motor EcoBoost 1.0 litros da Ford distinguido pelo quinto ano consecutivo

Motor EcoBoost 1.0 litros da Ford distinguido pelo quinto ano consecutivo

O pequeno mas potente motor EcoBoost 1.0 litros da Ford foi eleito o melhor da classe nos prémios do International Engine of the Year, pelo quinto ano consecutivo.

Num ano em que a concorrência nos motores abaixo de um litro turbocomprimidos com injecção directa de combustível aumentou consideravelmente, o frugal motor EcoBoost de três cilindros foi novamente nomeado “Melhor Motor até 1litro” de 2015.

RELACIONADO: Conhece aqui o vencedor absoluto do International Engine of the Year

Este ano, terminou à frente de 32 motores da concorrência, mais 19 do que em 2012. Os jurados elogiaram a combinação de facilidade de condução, performance, economia, refinamento e tecnologia que continua a definir o padrão. Em 2014, o 1 litro EcoBoost tornou-se o primeiro motor a vencer o International Engine of the Year pela terceira vez consecutiva, e foi ainda nomeado em 2012 o “Melhor Novo Motor”.

“O motor 1 litro EcoBoost mudou as regras do jogo e apesar de outros terem seguido essa linha, continua a ser a referência indiscutível na sua classe ao longo de cinco anos,” Joe Bakaj, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto, Ford Europa

Disponível com 100 cv, 125 cv e 140 cv, e mesmo com 180 cv no Ford Fiesta R2 para ralis, o motor 1.0 EcoBoost equipa veículos em 72 países no mundo inteiro. Na versão de 140cv, o motor possui melhor relação de cavalos por litro que um Bugatti Veyron.

Uma versão de estrada de um Formula Ford equipado com uma declinação deste motor com 205cv, completou uma volta ao famoso circuito de Nürburgring, na Alemanha, em 7 minutos e 22 segundos, uma performance que o coloca à frente de um grupo de supercarros como o Lamborghini Aventador com mais de 600 cavalos, o Ferrari Enzo e o Pagani Zonda.

Segue a Razão Automóvel no Instagram e no Twitter