Notícias Ford Focus acaba em 2025 mas designer imagina um sucessor

Arranque a Frio

Ford Focus acaba em 2025 mas designer imagina um sucessor

O Ford Focus atual será o último da linhagem iniciada em 1998, mas não foi impedimento para imaginar um sucessor, ainda que com outro nome.

Ford Focus frente 3/4
© THOM V. ESVELD / RAZÃO AUTOMÓVEL

Depois do Mondeo e do Fiesta, a Ford prepara-se para retirar da sua gama o Focus (em 2025), deixando apenas o Mustang como o único carro da sua gama. Tudo o resto será um SUV ou um crossover.

O espaço vazio que o Ford Focus vai deixar será ocupado pelo Kuga e Explorer (100% elétrico), e por um novo crossover elétrico já prometido derivado deste último, mas de linhas mais dinâmicas.

Não é a melhor notícia para os fãs do Focus, nem para o “virtual tunertheottle, que arregaçou as mangas e criou digitalmente um sucessor. Curiosamente chamou-o de E-Scort.

O trocadilho com o nome Escort — antecessor do Focus —, deve-se à natureza 100% elétrica da sua proposta. Quanto ao estilo, ele decidiu, essencialmente, «vestir» o Focus atual com as roupagens do Mustang Mach-E.

Obtemos, assim, um hatchback de cinco portas com um estilo que, apesar de conhecido, mostra adaptar-se bastante bem a uma carroçaria mais curta e baixa do que a do crossover original.

Se este E-Scort seria ou não o sucessor adequado para o Ford Focus, deixamos ao seu critério decidir, mas, no mínimo, continuaríamos a ter mais diversidade de escolha.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O concept Ford GT90 imaginava um sucessor para que modelo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford GT90. Ainda existe e está escondido à vista de todos