Notícias Ford GT90. Ainda existe e está escondido à vista de todos

Arranque a Frio

Ford GT90. Ainda existe e está escondido à vista de todos

O Ford GT90 continua a ser um dos protótipos mais espetaculares de sempre e pode ser visitado num museu situado numa pequena localidade na América rural.

Ford GT90 Concept - frente
© That Racing Channel / YouTube

No Salão de Detroit de 1995 a Ford revelou uma visão futurista do que poderia ser um GT40 — um dos seus maiores ícones — para o século XXI: o GT90.

Seria demasiado futurista? Olhe-se para ele. O Ford GT90 elevava o recém-criado New Edge Design da marca ao seu extremo.

Talvez por isso, este protótipo nunca tenha passado dessa fase: 10 anos depois, quando a Ford lançou o novo GT, a imagem revivalista estava «colada» à do GT40.

Após a revelação, o Ford GT90 acabou por ser arrumado e raramente voltou a ser visto. No entanto, não se perdeu e a sua atual localização não é segredo.

O protótipo encontra-se em Ames, uma muito pequena localidade no estado de Oklahoma, na coleção de Brent Hajek. É o proprietário do Hajek Motorsports Museum e o Ford GT90 é um dos destaques, tal como podemos ver no vídeo do canal TRC.

Segundo Brent Hajek, foi em 2003 que viu o Ford GT90 pela primeira vez, durante as comemorações do centenário da marca.

Depois disso, foram necessários anos até o conseguir comprar por uma “quantia não revelada”, apesar do seu bom relacionamento com os responsáveis da marca na altura. Ainda bem que insistiu.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.