Notícias Mercedes-AMG S 63e. O primeiro Classe S híbrido plug-in de alta performance chega este ano

Fotos-espia

Mercedes-AMG S 63e. O primeiro Classe S híbrido plug-in de alta performance chega este ano

O Mercedes-AMG S 63e promete aumentar a performance e em simultâneo a frugalidade. A era dos AMG eletrificados começa este ano.

fotos-espia Mercedes-AMG Classe S 63e
© Razão Automóvel

Apanhado no Nürburgring e durante os seus testes de inverno, o Mercedes-AMG S 63e ou S 63 E Performance (ainda teremos de esperar pela designação oficial) será o quarto modelo confirmado da AMG que receberá uma unidade motriz fortemente eletrificada.

Antes dele conheceremos o primeiro AMG E Performance, que será o que se espera ser um “monstro” de, pelo menos, 800 cv na forma do Mercedes-AMG GT 4 portas.

Mas também já vimos o AMG One (com grupo motriz híbrido herdado da Fórmula 1) que se prepara para ser, finalmente, revelado (após o projeto ter conhecido vários atrasos) e, por fim, o (talvez) mais controverso deles todos, o C 63 E Performance que prescinde do V8 que sempre o acompanhou, para no seu lugar surgir um quatro cilindros (ainda que muito potente) combinado com um motor elétrico.

VEJAM TAMBÉM: AMG GT Coupé 4 Portas refrescado. Descubram as diferenças
Fotos-espia Mercedes-AMG S 63e
© Razão Automóvel

Todos eles fazem parte do plano da AMG para o seu futuro eletrificado, anunciado há poucos meses e que se traduzirá num conjunto de máquinas com características distintas das que conhecemos hoje, mas com algo em comum a tudo o que costuma sair de Affalterbach: performance para “dar e vender”. Fiquem a conhecer em mais detalhe esse mesmo futuro:

VEJAM TAMBÉM: Futuro da AMG será 100% eletrificado. Falámos com quem decide em Affalterbach

Berlina de luxo, de alta performance e eletrificada

E podemos depreender o mesmo do Mercedes-AMG S 63e que podem ver nestas fotos-espia, em exclusivo para a Razão Automóvel.

Sabemos que se trata de uma variante híbrida plug-in, pela presença da porta de carregamento sobre o guarda-lamas traseiro esquerdo (a porta para o bocal de abastecimento encontra-se na mesma posição do lado direito.)

Fotos-espia Mercedes-AMG S 63e
© Razão Automóvel

Não se espera que iguale o AMG GT 73 (denominação ainda a requerer confirmação) em potência, mas a cadeia cinemática a usar será a mesma, ainda que com números um pouco mais modestos.

Ou seja, casará o conhecido 4.0 V8 twin turbo (M 177) com um motor elétrico, para criar uma berlina de luxo com sérios níveis de performance: estima-se que a potência ascenda aos 700 cv (confortavelmente acima dos 612 cv do último S 63).

De acordo com o que foi anunciado há uns meses pela AMG, a parte elétrica será composta por um eixo traseiro eletrificado, composto pelo motor (até 150 kW), uma caixa de duas velocidades e diferencial, com a bateria de 6,1 kWh posicionada acima. O V8 continuará a estar acoplado à conhecida transmissão automática de nove velocidades da empresa, a AMG Speedshift MCT.

Mercedes-AMG E Performance 4.0 V8
A futura cadeia cinemática do Mercedes-AMG S 63e

De resto, as partes camufladas escondem as áreas que mais rapidamente diferenciarão o Mercedes-AMG S 63e dos outros Classe S, nomeadamente, a grelha (que será do tipo Panamericana) e para-choques dianteiro e o para-choques traseiro. Este, por outro lado, não consegue esconder os dois pares de saídas de escape posicionado lado a lado.

Também podemos ver novas rodas, com jantes de desenho mais desportivo e pneus de menor perfil, além de parecer ligeiramente mais perto do solo do que outros Classe S — sendo o mais desportivo, não seria de esperar outra coisa.

O novo Mercedes-AMG S 63e será revelado ainda este ano — no Salão de Munique em setembro, talvez? —, com o lançamento comercial a acontecer, ao que tudo indica, no final de 2021.

Sabe esta resposta?
Quem desenhou o "Buggy" com base Volkswagen Carocha original?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Bruce Meyers. Fica a conhecer o homem por detrás do Volkswagen Buggy original