Notícias Do Alasca à Terra do Fogo. Citroën Traction Avant vai fazer viagem épica de 40 000 km

Aventura

Do Alasca à Terra do Fogo. Citroën Traction Avant vai fazer viagem épica de 40 000 km

A L’Aventure Citroën Terra America propõe-se a atravessar as Américas de norte (Alasca) a sul (Terra do Fogo, Argentina), numa viagem épica de 40 mil quilómetros com um Traction Avant.

L'Aventure Citroën Terra America

A “L’Aventure Citroën Terra America” já está na estrada, depois de ter arrancado do Conservatório Citroën, em Aulnay-sous-Bois (França), no final do último mês de maio.

A bordo de um Traction Avant 11B de 1956 duas aventureiras vão atravessar o continente americano, desde o Alasca, nos EUA, até Ushuaia — na mítica Terra do Fogo —, na Argentina, através da estrada mais longa do mundo, a Pan-Americana.

No espírito das Cruzadas Citroën (expedições levadas a cabo por André Citroën a partir dos anos 20), esta promete ser uma viagem sem precedentes que pretende sensibilizar o mundo para o destino de 21 povos indígenas, que se encontram ao longo dos cerca de 40 000 km da viagem, que irá atravessar 14 países.

A NÃO PERDER: Terceira geração do Citroën C3 atinge um milhão de unidades produzidas
L'Aventure Citroën Terra America
Fanny Adam e Maéva Bardy

O ponto de partida, como referimos acima, foi o Conservatório Citroën, um local emblemático onde se encontram 280 dos veículos mais importantes da marca francesa, entre eles o Traction Avant e os veículos que participaram nas famosas Cruzadas.

Lançado em 1934, a robustez e a simplicidade mecânica tornaram o Traction Avant numa viatura ainda hoje notável em termos de utilização em raids, mais de 80 anos depois. Já na altura apresentava soluções ditas modernas, tais como estrutura monocoque em aço, travões hidráulicos e suspensão independente às quatro rodas. Agora, segue-se mais uma importante missão.

O encanto estético do Traction Avant será uma mais-valia para os contactos espontâneos e positivos que irá gerar.

Fanny Adam, Responsável pela expedição “L’Aventure Citroën Terra America”

Alasca: o início

O Traction Avant que será usado nesta jornada épica está neste momento em trânsito num barco com destino ao Alasca, onde Fanny Adam e a sua navegadora, Maéva Bardy, o vão recolher no próximo dia 20 de julho. Só aí — na América do Norte — terá início a primeira etapa, que vai ocorrer entre julho e setembro deste ano.

Seguem-se as etapas seguintes: a América Central será percorrida entre setembro de 2021 e janeiro de 2022; a América Latina será atravessada entre janeiro e maio de 2022; e a América do Sul entre outubro de 2022 e janeiro de 2023.

Toda a viagem poderá ser acompanhada em direto, através de retransmissão por satélite, que podem seguir através desta ligação.

Este Traction Avant já passou por Portugal

Construído em abril de 1956, este Citroën Traction Avant 11B já soma várias décadas de história e muitos quilómetros percorridos. Adquirido por Robert Muller em 2005, um fornecedor de peças para carros de ralis, foi adaptado para a realização dos chamados Grandes Raids.

VEJAM TAMBÉM: Jipes para quê? Esta Citroën C15 Dangel alterada até envergonha os “puros e duros”

Deixamos em baixo a extensa lista de modificações:

  • Estrutura: reforços de carroçaria
  • Motor e Caixa: DX2, 5 rolamentos, CV 5
  • Radiador de grande capacidade e ventilação dupla
  • Eletricidade: 12V, alternador, ignição eletrónica
  • Bomba de gasolina elétrica e depósito de combustível de aço inoxidável com 70 litros
  • Triangulação reforçado do trem dianteiro
  • Direção assistida
  • Travões dianteiros de disco + assistência e líquido silicone, circuito de aço inoxidável
  • Suspensões por barras de torção de origem, amortecedores reforçados
  • Bancos de veludo BX, com encostos de cabeça
  • Diversos: Cintos de segurança, iluminação, para-brisas laminado, isolamento térmico e sonoro, avisos
  • Proteções do para-brisas e dos faróis
  • Malas de armazenamento aparafusadas à carroçaria
  • Aquecimento auxiliar.

Entre 2006 e 2017, foi usado para explorar o mundo, somando passagens por diversões países e regiões: Austrália, Marrocos, Rússia, Itália, Norte da Europa, Argentina, Malásia, Tailândia, Andes, Grécia e… Portugal.

Após todas estas viagens, o carro foi completamente revisto e o seu motor reconstruído. Agora, está na sua melhor “forma” de sempre, está pronto para “atacar” a sua maior aventura até aqui.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Citroën Xantia V6?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën Xantia Activa V6 ou a arte de curvar sobre carris