Notícias Elétricos a perder terreno. Vendas de híbridos são as que mais crescem na Europa

Mercado

Elétricos a perder terreno. Vendas de híbridos são as que mais crescem na Europa

No primeiro trimestre de 2024 foram as vendas de híbridos que mais surpreenderam. Diesel foi a tecnologia que mais clientes perdeu.

BMW 330e

ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis) acaba de disponibilizar os números do mercado europeu para o primeiro trimestre de 2024, que confirmam a tendência de crescimento face ao ano anterior.

Nos primeiros três meses deste ano o mercado europeu registou uma subida de 4,9% (face ao mesmo período de 2023), o que correspondeu a 3 395 049 unidades vendidas.

Honda CR-V e:PHEV tomada de carregamento do sistema híbrido plug-in
© Honda

Contudo, quando olhamos somente para o mês de março, encontramos um cenário menos positivo, com o mercado europeu a registar uma descida de 2,8% face a março de 2023, o que correspondeu a 1 383 410 unidades vendidas.

E é fácil justificar este número, já que em março se assistiu a um decréscimo na procura de praticamente todo o tipo de motorizações: apenas os híbridos (modelos mild-hybrid incluídos) deram um sinal francamente positivo, com um crescimento de 15,4% face ao período homólogo do ano passado, o que se traduziu em 423 993 unidades vendidas.

Porém, neste período temporal as vendas dos híbridos plug-in também aumentaram face ao mesmo mês de 2023, ainda que de forma bem mais subtil: o crescimento foi de apenas 0,7%, para um total de 99 867 unidades comercializadas.

Em sentido oposto, importa destacar o comportamento das vendas dos veículos elétricos a bateria, que em março de 2024 registaram um abrandamento de 11% face ao mesmo mês do ano passado.

Vendas de híbridos são as que mais crescem

No acumulado do ano até agora, são os híbridos que mais têm estado a crescer face ao mesmo período de 2023.

No primeiro trimestre do ano, os híbridos plug-in não só cresceram mais do que o próprio mercado — 10,4% contra 4,9% —, como suplantaram de forma significativa os 3,5% de crescimento das vendas de 100% elétricos.

Mas nestes primeiros três meses do ano, os campeões das subidas foram os modelos híbridos que não precisam de ser ligados à tomada (neste grupo de vendas também se contabilizam os modelos mild-hybrid), que registaram uma subida de 19,7% (1 010 500 unidades).

No extremo oposto, é o Diesel que mais expressão tem perdido: no primeiro trimestre de 2024 as vendas caíram 10,8% (face ao mesmo período de 2023) no continente europeu.

Quanto aos veículos com motorizações puramente a gasolina, continuam a ser os mais vendidos na Europa, com 1 210 920 vendas registadas no primeiro trimestre de 2024, ainda que isso represente uma quebra de 1% face a igual período de 2023.

Por isso mesmo, o que podemos concluir é que estas duas motorizações (gasolina e Diesel) perderam ligeira importância no mercado europeu: em conjunto representaram 46,8% do mercado europeu no primeiro trimestre de 2024, um decréscimo face aos 50,9% registados no primeiro trimestre do ano passado.

Fonte: ACEA

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mitsubishi Pajero Evolution?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mitsubishi Pajero Evolution. Feito para vencer, literalmente.