Notícias Parlamento aprova Euro 7 e uma das novidades é o passaporte ambiental

Euro 7

Parlamento aprova Euro 7 e uma das novidades é o passaporte ambiental

Depois de muitos avanços e recuos, o Parlamento Europeu aprovou finalmente a nova norma Euro 7, que vai entrar em vigor apenas em 2030.

Skoda Octavia teste de emissões
© Skoda

O Parlamento Europeu acaba de aprovar a versão definitiva da norma de emissões Euro 7, que será bem mais «leve» do que a proposta original, após algumas objeções por parte de alguns Estados-Membros.

O novo regulamento, aprovado esta quarta-feira, mantém os limites de emissões de poluentes da norma Euro 6 para os automóveis ligeiros de passageiros e veículos comerciais ligeiros, mas estabelece limites mais baixos para autocarros e camiões.

A somar a isto, pela primeira vez as normas da União Europeia vão incluir limites de emissões de partículas dos travões (PM10) para os automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros.

No caso dos pneus, serão as emissões de microplásticos que serão reguladas, enquanto nos travões vão ser controladas as emissões de partículas. Em qualquer um dos casos, estas regras vão afetar de igual forma os veículos com motor a combustão e os veículos elétricos.

E por falar em elétricos, para estes e para os híbridos, também existem novidades, uma vez que vão passar a contar com “requisitos mínimos de desempenho para a durabilidade das baterias”, como se pode ler no comunicado oficial do Parlamento Europeu.

Passaporte ambiental é novidade

Outra novidade importante da norma Euro 7 é o facto de cada veículo passar a ter um passaporte ambiental, “contendo informações sobre o seu desempenho no momento da matrícula, incluindo o nível dos limites de emissão de poluentes, emissões de CO2, consumo de combustível e energia elétrica, autonomia elétrica, potência do motor e durabilidade das baterias”.

Toyota GR86 jantes dianteiras
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel Pela primeira vez as emissões que são consequência do desgaste dos pneus vão ser reguladas

A somar a isso, os utilizadores dos veículos vão passar a ter acesso a “informações atualizadas sobre o consumo de combustível, a saúde das baterias, as emissões poluentes e outras informações pertinentes geradas pelos sistemas e monitores de bordo”.

Quando vai entrar em vigor?

A norma Euro 7, que ainda terá que ser aprovada formalmente pelo Conselho Europeu, deverá entrar em vigor em julho de 2030 para automóveis e veículos comerciais ligeiros e 12 meses depois para autocarros e camiões, o que dá mais tempo aos construtores para se adaptarem a esta transição.

Recorde-se que a proposta inicial da Comissão Europeia, que tinha limites bem mais apertados, era suposto entrar em vigor já a partir de meados de 2025 para automóveis e comerciais ligeiros e em meados de 2027 para camiões e autocarros.

Fonte: Parlamento Europeu e Automotive News Europe