Notícias Toyota. Motores Diesel não vão morrer nos próximos tempos

Motores

Toyota. Motores Diesel não vão morrer nos próximos tempos

A notícia da morte dos motores Diesel foi grandemente exagerada, é o que podemos concluir das palavras da Toyota.

Toyota Hilux frente 3/4
© Toyota

Ainda recentemente vimos a Volvo anunciar a produção do seu último automóvel com motor Diesel, mas no outro lado do mundo, na Austrália, temos a Toyota a dizer que estes têm ainda muito tempo de vida.

Essas declarações foram feitas por Sean Hanley, diretor de vendas e marketing da Toyota Australia, à Drive, para refutar notícias recentes que afirmavam o fim do Diesel no seu modelo mais popular (no mercado australiano), a pick-up Hilux.

Toyota Hilux traseira 3/4
© Toyota

“Diesel, apesar dos comentários populares, não está morto”.

Sean Hanley, diretor de vendas e marketing da Toyota Australia

Hanley defende a validade da tecnologia, sobretudo para veículos pesados, mas também a necessidade de a evoluir. O recurso à tecnologia híbrida é uma das soluções que refere para mitigar as emissões.

A esse nível a Toyota já deu o primeiro passo, ao adicionar um sistema mild-hybrid de 48 V ao bloco Diesel de 2,8 l da pick-up, anunciando poupanças de consumo em até 5%. A Toyota Hilux Hybrid 48V está prevista chegar ao mercado europeu a meio do corrente ano.

A outra solução que refere são os combustíveis de origem não fóssil: “A seu tempo, penso que temos de olhar para todas as fontes de combustível, mas não deveríamos deixar de compreender ou negligenciar que poderá haver algum tipo de gasóleo sintético”.

Recordamos que a Toyota, na Europa, já tinha anunciado em 2022 a compatibilidade dos motores Diesel da Hilux e Land Cruiser com o combustível HVO100 (Óleo Vegetal Hidrotratado), feito a partir de fontes renováveis, como resíduos de óleos alimentares e gorduras residuais. As emissões de gases de efeitos de estufa são reduzidas em até 90%.

No final, a mensagem que Sean Hanley quer passar é que o motor Diesel “não vai morrer nos próximos minutos — ainda vão poder abastecer o vosso carro com gasóleo nos próximos 10 anos”.

Fonte: Drive