Notícias Histórico. Elétricos vendem mais que Diesel na União Europeia

Mercado

Histórico. Elétricos vendem mais que Diesel na União Europeia

Confirmando a tendência dos últimos meses, as vendas de automóveis elétricos na União Europeia no mês de junho ultrapassaram as dos Diesel.

Parque de estacionamento cheio de Tesla Model 3
© Tesla

Aconteceu… Pela primeira vez as vendas de automóveis 100% elétricos superaram as dos automóveis com motores Diesel no espaço da União Europeia (UE).

O feito inédito e histórico aconteceu durante o último mês de junho. As vendas mensais de automóveis elétricos alcançaram uma quota de mercado de 15,1%, correspondente a 158 252 unidades matriculadas. A quota dos Diesel não foi além dos 13,4%.

Seria inevitável que este momento chegasse. O aumento da oferta de automóveis elétricos por parte dos construtores nos últimos anos tem sido acompanhada por uma redução de oferta de automóveis novos com motor Diesel.

No acumulado do ano, contudo, ainda é o Diesel que leva vantagem em quota de mercado sobre os elétricos: 14,5% contra 12,9%. Será que essa vantagem se manterá até ao final do ano?

Gasolina ainda a favorita

Olhando para os outros tipos de motorização e concentrando-nos só no passado mês de junho, são os motores a gasolina ainda os mais adquiridos na UE: 36,3% de quota. Na segunda posição estão os híbridos (HEV), com 24,3% e na terceira posição surgem então os elétricos. Os híbridos plug-in ficaram atrás dos Diesel com uma quota de 7,9%.

O mês de junho viu ainda matriculados mais de um milhão de automóveis num único mês. Sendo a segunda vez que isso acontece desde o início do ano.

Ainda assim, o que também é referido pela ACEA (Association des Constructeurs Européens d’Automobiles) é que estes valores ficam bem acima dos registados em 2022 — 1 045 073 unidades, contra 887 071 unidades. O que demonstra que o mercado continua a recuperar do período de pandemia.

Como é em Portugal?

No que diz respeito ao mercado nacional, há alguns meses que os 100% elétricos vendem mais do que automóveis com motor Diesel.

Aliás, apenas no passado mês de junho, com 14,9% (dados da ACEA), as vendas dos elétricos só foram superadas pelas dos automóveis com motor a gasolina (44,8%). E quanto aos Diesel, a quota de junho representou apenas 11,3%.

Se usarmos os valores totais do primeiro semestre, a quota de mercado dos automóveis 100% elétricos é ainda maior, com 15,5%. Acima dos híbridos (15,2%), dos Diesel (13%) e dos híbridos plug-in (11,1%).

Fonte: ACEA