Notícias Abasteça no fim de semana. Preço dos combustíveis vai subir

Combustíveis

Abasteça no fim de semana. Preço dos combustíveis vai subir

O início da próxima semana vai continuar sem boas notícias no que diz respeito ao preço dos combustíveis, pois vamos voltar a ter um aumento.

Preços dos combustíveis - posto de abastecimento
© André Mendes / Razão Automóvel

A próxima semana deve trazer mais um aumento no preço dos combustíveis, e por isso, não se esqueça de abastecer antes disso.

As habituais fontes do sector indicam que, no início da próxima semana, a começar no dia 17 de julho, tanto a gasolina como o gasóleo vão subir em cerca de 1,5 cêntimos o seu preço médio.

Ou seja, tal como previsto pelo ECO, a gasolina deverá alcançar o preço médio de 1,7 €/l, e no caso do gasóleo deverá ser de 1,536 €/l.

© André Mendes / Razão Automóvel

Estes valores (indicativos), como habitualmente, são calculados com base nos números divulgados pela DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia). Estes já incluem os descontos aplicados pelas marcas e as medidas fiscais atualmente em vigor.

Por isso mesmo, convém salientar que os preços praticados nos postos de combustível deverão diferir.

Como sabemos, as marcas são livres de praticar os preços que consideram ser o mais adequado na sua estratégia. Mas, além disso, estes também podem variar consoante o distrito em que se encontra, entre diversos outros fatores.

Descongelamento da taxa de carbono

Tal como anunciado pelo Ministério das Finanças no início deste mês, houve um novo ajuste das medidas fiscais temporárias. Este trouxe uma uma nova redução do desconto aplicado, refletindo-se num aumento dos impostos e taxas associados aos combustíveis.

Se o desconto no Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) permaneceu inalterado, por outro lado, o «descongelamento» gradual do valor da taxa de carbono acabou por ter algum impacto no preço dos combustíveis, tanto na gasolina como no gasóleo.

Dessa forma, durante este mês de julho, “a redução da carga fiscal será de 25 cêntimos por litro de gasóleo e de 27 cêntimos por litro de gasolina“.

Fonte: ECO