Notícias Anti-BMW Série 3. Novo Mazda6 com tração traseira e seis cilindros em linha

Antevisão

Anti-BMW Série 3. Novo Mazda6 com tração traseira e seis cilindros em linha

Tudo aponta para que o novo Mazda6 tenha como alvo os premium do segmento. Vai contar com motores de seis cilindros em linha e tração traseira. E pode até estar a caminho um coupé.

Mazda Vision Coupe

Lembras-te de te termos dito que a Mazda estava a trabalhar em motores de seis cilindros em linha e numa plataforma de tração traseira? Pois bem, ao que parece, o novo Mazda6 poderá vir a ser o modelo que vai recorrer a estas soluções.

A notícia está a ser avançada pela norte-americana Car and Driver e dá conta de que a nova geração do Mazda6, cujo lançamento é apontado para o final de 2022, deverá ser radicalmente diferente da atual.

Num esforço de elevar o seu posicionamento no mercado, o novo Mazda6 alinhar-se-á com a maioria das propostas premium do segmento, nomeadamente a referência BMW Série 3. Ou seja, tal como o rival bávaro, adotará a tração traseira e também colocará os novos seis cilindros em linha longitudinalmente.

VÊ TAMBÉM: Testámos o mais familiar dos Mazda3 (sedã). O formato certo?
Mazda Vision Coupe

E o motor?

No que diz respeito ao motor, e tal como te tínhamos dito, a Mazda está a trabalhar num motor de seis cilindros em linha dotado da tecnologia Skyactiv-X. Segundo a Car and Driver, este motor poderá ainda surgir associado a um sistema mild-hybrid de 48 V.

Já acerca de um outro motor de seis cilindros Diesel acerca do qual te falámos, a publicação norte-americana não lhe faz qualquer referência. Em princípio esta terá como destino principal o mercado europeu.

VÊ TAMBÉM: Testámos o CX-30 2.0 Skyactiv-G. O familiar compacto que faltava à Mazda

E o estilo?

Em termos estilísticos, o mais provável é que o novo Mazda6 venha a adotar um estilo próximo àquele que vimos no Mazda Vision Coupe Concept revelado em 2017. A confirmar-se, o novo topo de gama da Mazda deverá adotar um estilo de “coupé de quatro portas”, um formato já adotado por modelos como o Peugeot 508 ou o Volkswagen Arteon.

Ainda não há confirmação, mas a Car and Driver avança ainda com a possibilidade de o novo Mazda6 ser acompanhado por um coupé sob a mesma base. Recordam-se dos rumores à volta de um RX-9? Pois… Se esse projeto parece estar colocado de parte (com motor Wankel), ganham consistência os rumores que a marca japonesa volte a ter um coupé de tração traseira, não com um Wankel, mas sim com o novo motor de seis cilindros em linha.

Esta nova plataforma RWD e motorização de seis cilindros em linha da Mazda poderá também passar a ser usada por outras marcas — fica a saber quais…

Fontes: Car and Driver e Carscoops.


A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mazda 323 GT-R?