Notícias Toyota e Lexus com a plataforma RWD e motores seis em linha da Mazda?

Rumor

Toyota e Lexus com a plataforma RWD e motores seis em linha da Mazda?

A nova plataforma RWD e motores de seis cilindros em linha da Mazda, ao que tudo indica, será usada também pela Toyota e Lexus.

Mazda Vision Coupe
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel

Quando ficámos a saber o mês passado que a Mazda está a desenvolver uma plataforma RWD e motores de seis cilindros em linha, as expetativas entre os entusiastas subiram… bastante.

Também deixou-nos a pensar em como a pequena Mazda se lançava numa demanda destas, quando a gigante Toyota não o fez para o novo GR Supra tendo escolhido a BMW como parceira de desenvolvimento.

Os rumores mais recentes dão pistas valiosas de como é que as contas podem bater certo para o construtor de Hiroshima.

RELACIONADO: Oficial. Mazda está a desenvolver motores de 6 cilindros em linha e plataforma RWD
Mazda Vision Coupe Concept 2018

E mais uma vez, a Toyota está no centro desses rumores com a publicação japonesa Best Car a referir que, tanto a Toyota como a Lexus, irão beneficiar da nova plataforma RWD e motores de seis cilindros em linha da Mazda.

Se o objetivo é garantir a rentabilidade do investimento da nova plataforma e motores, “espalhá-la” por mais modelos parece ser a solução mais eficaz.

Mais carros RWD e com seis em linha?

Sem dúvida, mas que modelos serão ainda é especulação. Facto é que, de concreto, apenas está confirmado o desenvolvimento da plataforma RWD e motores de seis cilindros em linha por parte da Mazda.

Mesmo na Mazda, não sabemos que modelos irão beneficiar desta nova arquitetura. Os rumores apontam, essencialmente, para dois cenários, um sucessor para o Mazda6, ou um novo topo de gama acima do Mazda6.

No caso da Toyota, a Best Car avança com um sucessor para o Mark X, uma berlina com motor longitudinal e tração traseira vendida no Japão e em alguns mercados asiáticos específicos, cujo final de comercialização da atual geração foi anunciado para o final deste ano, sem nenhum sucessor anunciado. Ou seja, caso aconteça, o sucessor do Mark X poderá ainda tardar mais alguns anos.

Toyota Mark X
Toyota Mark X GR Sport

No caso da Lexus, tudo aponta para que o primeiro modelo a beneficiar da plataforma RWD e motores de seis cilindros em linha da Mazda surja tão cedo como 2022, na forma de um novo coupé que fará a ponte entre o RC e o LC.

Não deverá ser o único, com o IS e o RC, a berlina e coupé da Lexus (segmento D Premium), a também serem mencionados como futuros utilizadores desta nova plataforma.

Lexus IS 300h

No entanto, com a próxima geração dos dois modelos já em avançado estado de desenvolvimento — o IS tem data prevista de apresentação para 2020 —, com a Best Car a referir que farão uso da plataforma GA-N, também de tração traseira com motores em posição longitudinal e estreada pelo Toyota Crown em 2018 (outra berlina RWD… afinal, quantas berlinas de tração traseira tem a Toyota?), seriam os sucessores dos próximos IS e RC a usufruirem do novo hardware. Ou seja, lá para 2027…

VÊ TAMBÉM: Este é o Toyota… 2? Mazda Yaris? Afinal o que é isto?

Parceiras

A Toyota e a Mazda não são estranhas no mundo das parcerias. A Mazda tem acesso à tecnologia híbrida da Toyota, enquanto a Toyota vende nos Estados Unidos da América como seu o Mazda 2 Sedan, e por fim, os dois construtores estão juntos na construção de uma nova fábrica nos EUA que deverá iniciar operações em 2021.

Fonte: Motor1 via Best Car.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro RX-7?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Mazda RX-7 faz 40 anos e ainda ansiamos pelo seu regresso