Notícias Toyota Corolla renovado ganha motores híbridos mais potentes

Chega em 2023

Toyota Corolla renovado ganha motores híbridos mais potentes

O Toyota Corolla atualizou-se para 2023 e ganhou novos argumentos ao nível da tecnologia, da segurança e das mecânicas híbridas.

toyota corolla 2023

A Toyota acaba de renovar o Corolla e já mostrou todas as mudanças que este modelo vai sofrer na Europa, onde irá chegar apenas no início de 2023.

Apresentada há cerca de quatro anos, a geração atual do Corolla já pedia alguns «retoques» e foi precisamente isso que a marca nipónica fez nesta atualização.

Fez pequenos ajustes ao nível da estética, renovou os acabamentos interiores, melhorou a experiência digital a bordo deste modelo e as mecânicas híbridas ganharam potência.

A NÃO PERDER: Toyota GR Corolla tem três saídas de escape para apenas três cilindros. Porquê?
Toyota Corolla facelift Europa 2023 1
O alinhamento completo da gama do Corolla para 2023.

Imagem refrescada

Nesta renovação, a Toyota deu ao Corolla uma imagem exterior mais refinada e mais dinâmica, graças a um novo padrão na grelha frontal, às luzes de nevoeiro redesenhadas e às jantes com novos desenhos.

Toyota Corolla facelift Europa 2023 1

A somar a isto, as versões mais equipadas — do hatchback e da carrinha Sports Tourer — passam também a contar com novos faróis bi-LED e com a possibilidade de terem um sistema de luzes de máximos adaptativos.

Estão também disponíveis três novas cores: Azul Juniper, que foi estreada no Aygo X, Azul Teal e Cinza Metalizado.

Interior mais sofisticado

Era precisamente no habitáculo que a atual geração do Corolla já começava a acusar mais a idade e, por isso mesmo, foi lá que a Toyota centrou grande parte das suas atenções nesta atualização.

Os acabamentos são novos e reforçam a sensação de conforto e qualidade a bordo, os novos padrões acrescentam sofisticação e os novos ecrãs transformam a experiência digital a bordo.

LEIAM TAMBÉM: Toyota GR86 em vídeo. É aquilo que o GT86 devia ter sido e não foi?

Tecnologia reforçada

Além de passar a contar com a possibilidade de atualizações remotas (over the air), o renovado Toyota Corolla passa agora a contar com um ecrã multimédia central com 10,5” — que permite integração com o smartphone — e com um painel de instrumentos de 12,3” que pode assumir quatro estilos distintos: Casual, Smart, Sport e Tough.

Toyota Corolla Touring Sports 2023
Novo ecrã multimédia permite integração com o smartphone e apresenta grafismos renovados.

O renovado Corolla conta ainda com um assistente de voz que permite controlar o sistema multimédia e várias outras funções do veículo (entre elas abrir ou fechar os vidros) e passa a estar equipado com o Toyota T-Mate, que dá a este modelo um leque muito alargado de sistemas ativos de assistência à condução.

A NÃO PERDER: Toyota GR Yaris com caixa automática? Já está a caminho

GR Sport também foi retocado

O Corolla GR Sport também viu o seu visual desportivo reforçado e passa a contar com novas jantes maquinadas de 18” e com um difusor traseiro totalmente redesenhado.

Toyota Corolla hatchback 2023

No interior, destaque para o logótipo GR gravado no encosto de cabeça e para o novo padrão decorativo à base de hexágonos.

O lettering da Gazoo Racing também se faz notar no botão de arranque.

Híbridos mais potentes

O Corolla renovado só vai estar disponível com motorizações híbridas de 1,8 e 2,0 l, sendo que ambas sofreram ligeiras alterações no motor e no sistema elétrico que resultaram num aumento de potência e numa melhor resposta.

A potência combinada do híbrido de 1,8 l é agora de 140 cv (antes era 122 cv) o que permite um tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h de 9,2s (-1,7s). Já o híbrido de 2,0 litros viu a potência crescer até aos 196 cv (antes era 184 cv) e o tempo no sprint 0-100 km/h cair para os 7,5s (-0,4s).

A unidade de controlo de potência (PCU) e a caixa híbrida foram redesenhados e a bateria de iões de lítio está cerca de até 18 kg mais leve (depende do grupo motopropulsor), sendo mais pequena, mas mais potente.

A somar a isto, a Toyota garante que o ruído do grupo propulsor também foi reduzido e que a aceleração é agora menos linear e mais natural, refletindo melhor a intenção do condutor e o uso do acelerador.

Quando chega?

Tal como referimos acima, o novo Toyota Corolla — nas suas três versões: hatchback, Sports Tourer e Sedan — só vai chegar ao mercado português no primeiro trimestre do próximo ano. Para já ainda não são conhecidos os preços.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a segunda geração do Toyota Paseo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?