Notícias Pur Sport: mais leve, mais “downforce” e caixa mais curta. O Bugatti Chiron certo para as curvas?

Apresentação

Pur Sport: mais leve, mais “downforce” e caixa mais curta. O Bugatti Chiron certo para as curvas?

O Bugatti Chiron Pur Sport é a mais recente adição à já longa lista de versões especiais do Chiron. Focado na condução, só vão ser produzidas 60 unidades.

Bugatti Chiron Pur Sport

A Bugatti pode até só ter um modelo — à exceção de alguns modelos especiais e limitados, como o Divo ou o Centodieci —, no entanto se há coisa que não falta à marca francesa são novidades. A prová-lo está o Bugatti Chiron Pur Sport, a mais recente versão especial do hipercarro francês.

Depois do Chiron Super Sport 300+, uma versão focada na velocidade pura, o Chiron Pur Sport apresenta-se como a variante mais focada na condução.

Assim sendo, o Bugatti Chiron Pur Sport recebeu melhorias ao nível da aerodinâmica, suspensão e transmissão, e foi alvo de uma cuidada dieta.

ESPECIAL: Salão de Genebra 2020 CANCELADO mas… as novidades continuam aqui!
Bugatti Chiron Pur Sport

Caça ao quilograma

No exterior o foco na aerodinâmica traduziu-se na adoção de um splitter dianteiro de maiores dimensões, uma grelha maior, um novo difusor traseiro e de um spoiler traseiro fixo com 1,9 m de largura.

Porquê fixo? Simples, ao eliminar o sistema hidráulico do spoiler adaptativo a Bugatti pôde poupar 10 kg. Já as jantes em magnésio permitiram uma poupança de 16 kg e o recurso a titânio nos travões permitiu cortar mais 2 kg, alcançando uma poupança total de 19 kg ao nível das massas não suspensas.

Falámos com os nossos clientes e apercebemo-nos de que estes queriam um modelo mais focado na agilidade e no desempenho dinâmico em curva.

Stephan Winklemann, presidente da Bugatti

Por fim, ainda nesta “caça ao quilograma” a Bugatti ofereceu ao Chiron Pur Sport um tubo de escape em titânio, recorrendo à tecnologia da impressão 3D. O resultado final foi uma poupança total de 50 kg face aos restantes Chiron.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Mégane R.S. TROPHY-R. O tração dianteira mais RÁPIDO DO MUNDO (vídeo)
Bugatti Chiron Pur Sport

E as restantes melhorias?

No que diz respeito às restantes alterações a que o Bugatti Chiron Pur Sport foi sujeito, estas focaram-se nas ligações do hiperdesportivo ao solo.

Para além de contar com uns pneus Michelin Cup 2 R desenvolvidos especialmente para si, o Chiron Pur Sport viu o chassis ser alvo de algumas revisões, recebendo molas 65% mais firmes à frente e 33% mais firmes atrás. Para além disto, o sistema de amortecimento adaptativo foi revisto bem como os ângulos de camber.

Bugatti Chiron Pur Sport
A asa traseira passou a ser fixa.

A juntar a tudo isto, o Chiron Pur Sport conta com um novo modo, o Sport+, que torna o ESP mais permissivo em algumas circunstâncias e recebeu estabilizadores em fibra de carbono.

Por fim, ao nível mecânico, apesar de o 8.0 l, W16 com 1500 cv e 1600 Nm não ter sofrido alterações, os engenheiros da Bugatti decidiram alterar os rácios da transmissão, tornando as relações 15% mais curtas (para melhorar a aceleração à saída das curvas) e aumentaram o redline em 200 rpm— reside agora nas 6900 rpm.

VÊ TAMBÉM: Bugatti Chiron. O primeiro carro de estrada a ultrapassar as 300 mph (483 km/h)

Estas mexidas traduzem-se em recuperações mais rápidas em cerca de 40% — em 6ª velocidade os 60-80 km/h fazem-se em apenas 2s, os 60-100 km/h cumprem-se em apenas 3,4s e os 60-120 km/h em 4,4s. Os 80-120 km/h são despachados em 2.4s.

Devido ao escalonamento mais curto e ao incremento dos valores de downforce, a velocidade máxima baixou dos 420 km/h para os 350 km/h.

VÊ TAMBÉM: Se houvesse um novo Bugatti EB110, seria o Centodieci

Quando chega e quanto vai custar?

Limitado a 60 unidades, a produção do Bugatti Chiron Pur Sport deverá começar no segundo semestre de 2020. Quanto ao preço de cada unidade, este vai ser de três milhões de euros, isto sem contar com impostos.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Bugatti EB 110 SS?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Unicórnio. Este (raríssimo) Bugatti EB 110 SS está à venda