Notícias Urus Performante mais rápido que 718 Cayman GTS em Hockenheim

Vídeo

Urus Performante mais rápido que 718 Cayman GTS em Hockenheim

O Lamborghini Urus Performante foi ao circuito de Hockenheim e deixou para trás alguns nomes de respeito, apesar de ser um SUV com 2150 kg.

Lamborghini Urus Performante frente circuito
© Sport Auto

O novo Lamborghini Urus Performante é um dos SUV mais radicais que o dinheiro pode comprar. É mais leve, baixo e largo do que o Urus S e leva a designação “Super SUV” para novos níveis.

A marca de Sant’Agata Bolognese não esconde as ambições desportivas deste modelo, que se apresenta ao serviço com um motor V8 biturbo de 4.4 l que entrega 666 cv e 850 Nm.

A aerodinâmica completamente revista é outro dos seus atributos — basta olhar para o spoiler traseiro e para as cortinas de ar na dianteira —, alcançando um ganho de 8% em eficiência aerodinâmica.

No papel, os números do Lamborghini Urus Performante deixam poucas dúvidas sobre os seus argumentos, mas não deixa de ser um SUV grande e pesado.

Este não é o tipo de veículo que deveria sentir-se à vontade em circuito, mas para tirar as teimas sobre isso mesmo, os germânicos da Sport Auto levaram-no ao circuito de Hockenheim, na Alemanha.

E o resultado… surpreende! A Sport Auto conseguiu um tempo canhão de 1min55,8s na mesma configuração do traçado usada pela Fórmula 1. Vejam a volta completa:

Como se compara?

Recorde-se que este não é um tempo oficial da Lamborghini, mas sim de um meio de informação especializado.

E por isso, não invalida o resultado que este SUV com 2150 kg alcançou. Foi mais rápido 1,1s que o tempo conseguido pela mesma publicação que o Porsche 718 Cayman GTS 4.0 e ficou apenas tenha sido apenas a 0,1s do Porsche 911 Carrera T (!). Surpreendente.

Dos SUV testados pela Sport Auto neste traçado, só mesmo o Porsche Cayenne Turbo GT consegue fazer melhor, por uma margem de 0,7s.

Porsche cayenne Turbo GT frente 3/4
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel Senhoras e senhores: o SUV mais rápido do mundo no «inferno verde», o Nürburgring Nordscheleife: Porsche Cayenne Turbo GT.

Urus mais potente chega em 2024

Para o ano, em 2024, a Lamborghini vai apresentar uma versão híbrida plug-in do Urus, que deverá combinar o motor 4.0 V8 biturbo com (pelo menos) um motor elétrico.

Por agora ainda não passa de um rumor, mas é esperado que esta versão consiga superar os 666 cv do Urus Performante.

Contudo, a massa também deverá ser consideravelmente superior, pelo que restam dúvidas que este tempo em Hockenheim possa ser melhorado.

Fonte: Sport Auto