Notícias O trator Lamborghini que Ferruccio nunca imaginou

Arranque a frio

O trator Lamborghini que Ferruccio nunca imaginou

A história de Ferruccio Lamborghini começou com a construção de tratores, mas nem ele imaginava que, um dia, ia ser criado algo deste género.

Trator Lamborghini Centenario - 3/4 frente abertura
© Classic Driver

A história da Lamborghini enquanto marca de automóveis começou em maio de 1963, precisamente há 60 anos. Antes disso, no entanto, Ferruccio Lamborghini, já era proprietário de uma fábrica de tratores, que eram construídos com o seu nome desde 1948.

O que Ferruccio nunca imaginou foi que, algures no futuro, fosse criada uma espécie de versão «hot rod steampunk» de um trator Lamborghini.

Uma criação que encontrámos na página da Classic Driver — a quarta de apenas cinco unidades —, e que está disponível para venda. Por quase meio milhão de euros…

Trator Lamborghini celebra aniversário

Chama-se Lamborghini Centenario Trattore, mas não tem nada a ver com o Centenario criado em Sant’Agata Bolognese. O motivo desta criação assinada por Adler Capelli, no entanto, foi o mesmo: celebrar o primeiro centenário do nascimento de Ferruccio Lamborghini.

Porém, em vez do V12 do «outro» Centenario, este trator Lamborghini conta com um motor Diesel 2.2 l de três cilindros com 39 cv. A base do projeto é um DAL35 de 1965, mas com um chassis muito modificado e a adição de diversos detalhes.

Uma das cinco unidades do Lamborghini Centenario Trattore foi oficialmente apresentada na edição de 2019 do Salão de Genebra, tal como podemos descobrir neste vídeo. O metal desprotegido sem pintura ou acabamento é propositado, para que este trator Lamborghini possa ir mudando de visual através do seu envelhecimento.

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Lamborghini Murciélago?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Despedimo-nos do Aventador a recordar o Lamborghini Murciélago