Notícias Lamborghini já revelou os primeiros detalhes do seu protótipo para Le Mans. O que esperar?

Antevisão

Lamborghini já revelou os primeiros detalhes do seu protótipo para Le Mans. O que esperar?

Com estreia marcada para 2024, o protótipo com que a Lamborghini vai correr na categoria LMDh já viu revelados alguns dos seus dados.

Depois de ter confirmado a sua entrada na categoria de hipercarros híbridos de Le Mans, os chamados Le Mans Daytona Hybrid (LMDh), em 2024, a Lamborghini deu a conhecer alguns detalhes acerca do protótipo com que vai competir.

Recorde-se que a entrada nesta categoria permitirá à Lamborghini competir não só no World Endurance Championship (WEC) como no IMSA WeatherTech SportsCar Championship (nos EUA).

Desta forma, a marca de Sant’Agata Bolognese poderá alinhar em corridas clássicas como as 24 Horas de Le Mans ou as 24 Horas de Daytona.

A NÃO PERDER: Oficial. Alpine vai correr em Le Mans com dois LMDh a partir de 2024
Lamborghini Le Mans LMDh

Um trabalho conjunto

Tal como ditam os regulamentos da categoria LMDh, os carros desta categoria partilham entre si alguns componentes para assegurar uma maior redução de custos.

Desta forma, cada protótipo desta categoria acaba por ser um «trabalho conjunto» e o da Lamborghini não é exceção.

O motor, um V8 biturbo com o “V” a 90º, é totalmente desenvolvido pela Squadra Corse, o departamento de competição da Lamborghini, mas o motor elétrico ao qual está associado foi desenvolvido pela Bosh Motorsport.

Lamborghini Squadra Corse
Giorgio Sanna, o “patrão” do desporto motorizado da Lamborghini.

Quanto os sistemas de gestão e armazenamento de energia, estes são fornecidos pela Williams Advanced Engineering. Já a transmissão de sete relações P1359 está a ser desenvolvida pela Xtrac.

Por fim, o chassis foi desenvolvido em conjunto com a Ligier Automotive, um dos quatro produtores de chassis aprovados para a categoria LMDh.

VEJAM TAMBÉM: Uma tonelada de força e «super asa traseira». Revelamos todos os segredos do novo 911 GT3 RS

Alguns números do protótipo da Lamborghini

Com um peso de 1030 kg sem combustível ou o piloto, o protótipo da Lamborghini para a categoria LMDh vê o seu motor pesar apenas 180 kg.

No que respeita às suas dimensões, este apresenta-se com 5100 mm de comprimento, 2000 mm de largura e uma distância entre eixos de 3148 mm.

Com uma potência máxima de 680 cv, o protótipo com que a Lamborghini quer «conquistar» as 24 Horas de Le Mans é capaz de alcançar os 340 km/h de velocidade máxima.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo da Lamborghini?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ferruccio vs Enzo: as origens da Lamborghini