Notícias Carlos Sainz vence Rali Dakar 2024 e faz história

Rali Dakar 2024

Carlos Sainz vence Rali Dakar 2024 e faz história

Carlos Sainz venceu o Rali Dakar pela quarta vez e torna-se o primeiro piloto a fazê-lo com quatro marcas diferentes.

Carlos Sainz Rali Dakar 2024
© Audi Sport

Carlos Sainz fez história ao vencer a 46.ª edição do Rali Dakar, conquistando o quarto triunfo na mítica prova de todo o terreno, considerada uma das mais difíceis do mundo.

O piloto espanhol (e o navegador Lucas Cruz), ao volante de um Audi RS Q e-tron, concluiu as 12 etapas da prova disputada na Arábia Saudita com um tempo de 48h15,18min, superiorizando-se ao belga Guillaume de Mevius (Toyota Hilux), que terminou em segundo, e ao francês Sébastien Loeb (Prodrive BRX), que acabou em terceiro.

Recorde-se que Sainz já tinha vencido as edições de 2010 (com a Volkswagen), de 2018 (Peugeot) e 2020 (MINI) do Rali Dakar, tornando-se assim o primeiro piloto a vencer a prova com quatro marcas diferentes.

Primeiro carro eletrificado a vencer o Dakar

Além de Sainz, também o Audi RS Q e-tron ficará para sempre associado à história do Rali Dakar, já que foi o primeiro carro eletrificado a conquistar a prova.

Para o RS Q e-tron a Audi apostou numa máquina híbrida que combina dois motores elétricos, com uma potência máxima combinada de 358 cv, e um motor 2.0 TFSI que pode «queimar» combustíveis sustentáveis. Contudo, o motor de combustão serve apenas de gerador; a tração é exclusivamente garantida pelos motores elétricos.

Sempre que a capacidade da bateria com 52 kWh se esgota, o motor a combustão entra em ação e assume as vezes de um gerador de energia, uma solução que, de acordo com a Audi, permitiu reduzir em 60% as emissões de CO2 durante o rali.

Brabec vence nas motos

Nas motos, a vitória no Rali Dakar 2024 sorriu ao norte-americano Ricky Brabec, da equipa Honda do qual faz parte também o português Ruben Faria, que terminou com um tempo de 51h30,08min.

A NÃO PERDER: Renault 20 Turbo. O mais improvável vencedor do Rali Dakar?

Brabec, que já tinha vencido o Dakar em 2020, superiorizou-se a Ross Branch, piloto do Botswana da Hero, e ao francês Adrian van Beveren, da Honda.