Notícias Estes são os Kia que não vais poder comprar na Europa

Mercado

Estes são os Kia que não vais poder comprar na Europa

Já bastante completa, a gama da Kia no "Velho Continente" não vai receber o novo Seltos nem o sucessor do Optima. Fica a saber o porquê desta decisão.

Kia K5/Optima

A confirmação surgiu numa entrevista dada pelo COO da Kia Motors Europe, Emilio Herrera, ao site The Korean Car Blog, e veio confirmar aquilo de que já suspeitávamos: tanto o Kia Seltos (o novo SUV da marca-sul coreana) como o sucessor do Optima (também conhecido como Kia K5) não vão ser vendidos por cá.

Acerca do sucessor do Optima, Herrera pouco adiantou, afirmando apenas: “neste momento não temos nos nossos planos o lançamento do Kia K5/Optima na Europa”. No entanto, basta olhar para os números de vendas dos sedã na Europa para encontrar a razão mais que provável por detrás dessa decisão.

Segundo dados da JATO Dynamics, os modelos de passageiros de tamanho médio (entre os quais se inserem os sedã como o Optima) representaram nos primeiros 10 meses de 2019 apenas 6,2% das vendas. Isto enquanto os SUV corresponderam a 40,1% das preferências dos consumidores europeus.

VÊ TAMBÉM: Todos os preços do Kia XCeed para Portugal

Ora, face ao declínio das vendas dos sedã no mercado europeu não é de estranhar a decisão da Kia de, pelo menos para já, não vender o novo Optima por cá. Face a esta decisão, o papel de modelo executivo “convencional” da Kia no continente europeu fica entregue, exclusivamente, ao Stinger.

Mais um SUV Kia na Europa? Pelos vistos não

Já no que diz respeito ao Kia Seltos, o outro modelo da marca sul-coreana que não virá para a Europa, Herrara relembrou que este “não foi desenvolvido com o mercado europeu em mente”.

A isto, o executivo da Kia acrescentou que, apesar de o novo Seltos estar a ter bastante sucesso nos EUA, o facto de a Kia ter bastante sucesso na Europa com o Sportage e o Sorento faz com que não exista necessidade de trazer o Seltos para o Velho Continente.

VÊ TAMBÉM: Pode o Stinger ser um carro de circuito? O Kia Stinger GT420 é a resposta

Assim sendo, o modelo que se posiciona entre o Soul (que por cá só está disponível como elétrico e com o nome e-Soul) e o Sportage não se vai juntar à gama de modelos mais aventureiros da Kia da qual também fazem parte o Sorento, o XCeed e o Stonic.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira da Kia Proceed?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Kia Proceed em dose dupla. Testámos a GT 1.6 T-GDI e a GT Line 1.0 T-GDI