Notícias Soma e segue. Toyota atinge marco histórico no número de carros produzidos

Indústria

Soma e segue. Toyota atinge marco histórico no número de carros produzidos

A Toyota é hoje o maior construtor automóvel do mundo e acabou de atingir um marco histórico no número de carros produzidos.

Toyota Corolla

A Toyota acaba de alcançar um marco histórico ao ter ultrapassado, no passado mês de setembro, a barreira dos 300 milhões de carros produzidos. Um marco alcançado ao fim de 88 anos e dois meses a produzir automóveis.

Como se pode observar pelos números, a gigante japonesa, que começou como um negócio de tecelagem têxtil no séc. XIX, é atualmente um dos «titãs» do mundo automóvel: das 300 milhões de unidades produzidas, cerca de 180 milhões foram produzidas no Japão.

É hoje o maior grupo automóvel do mundo e tem vindo a destacar-se ao longo da história pelas suas inovações, tanto a nível de mobilidade, como de sustentabilidade.

Foi a primeira no mundo a apresentar, em 1997, um híbrido, o Prius; e foi também uma das pioneiras do uso do hidrogénio, fosse em elétricos a pilha de combustível como o Mirai em 2014, como, mais recentemente, no uso de hidrogénio em motores de combustão.

“A inovação é a nossa pedra angular e a nossa receita para o sucesso futuro.”

Matt Harrison, COO da Toyota Motor Europe

O modelo mais vendido até aos dias de hoje desta marca, é o Corolla, com uma produção global de cerca de 53,399 milhões de unidades (atualizado até setembro de 2023).

À venda desde 1966, e já na décima segunda geração, o modelo mais produzido da Toyota já assumiu quase todos os tipos de carroçaria: berlina de três, quatro e cinco portas, carrinhas, monovolumes e, agora, SUV.

Toyota Corolla Cross Hybrid frente
© Miguel Dias / Razão Automóvel Toyota Corolla Cross

Tanto Akio Toyoda (presidente e master driver), como Koji Sato (diretor executivo), fizeram declarações para celebrar este marco, onde agradeceram o trabalho árduo da sua equipa. Fazendo um agradecimento especial aos seus clientes por nunca terem desistido desta marca.

“Sempre que enfrentámos o perigo de ficarmos incapazes de fabricar carros, trabalhámos todos juntos para recomeçar ou readaptar a produção. No futuro, não iremos esquecer todos aqueles que apoiaram a nossa produção (…)”.

Koji Sato, diretor executivo da Toyota

Em 2023, a Toyota encontra-se espalhada pelo mundo — vende em mais de 170 países —, e conta com mais de 60 fábricas e 370 mil empregados.