Notícias Camac tem novo dono. Que futuro para a fábrica portuguesa de pneus?

Indústria

Camac tem novo dono. Que futuro para a fábrica portuguesa de pneus?

O futuro da fábrica portuguesa de pneus da Camac passará pela produção, especialmente, de pneus para desportos motorizados para uma conhecida marca.

Pneus Camac - sem logo
© Nova Motorsport

A Camac nasceu em 1967 — ainda como Fábrica de Pneus Fapobol, SARL —, e a produção na fábrica de pneus de Palmeira, perto de Santo Tirso, teve início em 1969, com o fabrico de pneus destinados a veículos de todo o terreno, comerciais, agrícolas, pesados e industriais.

O nome definitivo da marca ganhou-o em 1988 (CNB / CAMAC – Companhia Nacional de Borrachas, S.A.) e já nessa altura a Camac tinha o seu próprio departamento de competição com presenças em provas de velocidade, ralis e todo o terreno.

A marca seria relançada no mercado em 2009, quando mudou de mãos para a administração atual, tendo a sua oferta sido modernizada e expandida. As exportações de pneus chegam atualmente a mais de 50 países.

A sua experiência na competição e, sobretudo, a sua fábrica com capacidade de produzir mais de 500 mil pneus por ano, estiveram por detrás da decisão de aquisição da Camac pela britânica Nova Motorsport.

A Nova Motorsport é uma empresa ainda muito nova, tendo nascido há pouco mais de um ano, mas que adquiriu as mais conhecidas Avon Motorsport e Avon Racing — a marca britânica especializada em pneus para competição e modelos desportivos.

© Nova Motorsport

A aquisição da Camac é um passo estratégico importante para a expansão da Nova Motorsport — a palavra mais usada no seu plano estratégico —, que quer aumentar o seu alcance no negócio dos pneus para desportos motorizados e veículos especializados.

Segundo a empresa, a localização da fábrica na União Europeia é também uma das vantagens e uma posição ideal para conseguir servir os clientes da Nova Motorsport na Europa, mas também no resto do mundo.

“Para além de apoiarmos os clientes e os mercados existentes, estamos também numa posição única para colaborar com empresas que procuram pneus específicos para competição e aplicações especializadas, oferecendo níveis incomparáveis de I&D ultrarrápido, tempo de colocação no mercado e apoio ao cliente.”

Mike Lynch, Diretor Técnico da Nova Motorsport

A presença da Nova Motorsport no desporto motorizado já é visível através de parcerias como o campeonato RallyX na Europa, do campeonato britânico de Hillclimb (rampas) e por ser a fornecedora de pneus oficiais para quatro prestigiadas séries de corridas históricas Peter Auto, também em solo europeu.

Sabe esta resposta?
No início dos anos 90, a Mazda lançou uma versão especial do 121, que tinha tampões para as rodas com o formato de um animal. Qual?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porque razão a Mazda deu rodas com ursos a este 121?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Porque razão a Mazda deu rodas com ursos a este 121?