Notícias Ativistas esvaziaram pneus de 100 carros em três zonas Lisboa

Crime

Ativistas esvaziaram pneus de 100 carros em três zonas Lisboa

Tyre Extinguishers voltaram a esvaziar pneus em Portugal, desta vez escolheram três zonas de Lisboa. Ataque afetou cerca de 100 viaturas.

pajero pneus vazios lisboa

Mais um ataque reclamado pelos Tyre Extinguishers em Portugal. É a terceira vez, segundo este grupo, que atacam em Lisboa com o objetivo de “tornar impossível ter um enorme e poluente 4×4 nas áreas urbanas de todo o mundo”.

Os responsáveis pelo movimento revelaram que estas ações foram levadas a cabo em três zonas da cidade, escolhidas deliberadamente tendo em consideração o “poder económico” dos seus residentes.

Durante a noite de terça feira, dia 11 de julho, foram esvaziados pneus de cerca de 100 viaturas em Telheiras, Avenidas Novas e Areeiro.

Os Tyre Extinguishers publicaram um tweet onde reclamam os créditos do ataque, congratulando-se por ter “desarmado” cerca de 100 SUV.

Esvaziar pneus é crime?

A Razão Automóvel lançou a questão a Carlos Veiga, advogado da Valente Veiga & Associados, que nos deu o seu parecer.

Relativamente ao ato de esvaziar o ou os pneus, a resposta não podia ser mais clara:

“O ato de esvaziar os pneus de um veículo de forma intencional, tornando-o temporariamente inutilizável pelo seu proprietário, enquadra-se, de forma inequívoca, na prática de um crime de dano nos termos do artigo 212.º do Código Penal Português“, esclareceu-nos Carlos Veiga, advogado.

Veja o artigo completo e o porquê deste ato ser considerado crime e punível com pena de prisão até três anos.