Notícias Motor V8 da Porsche não vai acabar mas vai mudar num detalhe crucial

Motores

Motor V8 da Porsche não vai acabar mas vai mudar num detalhe crucial

A Porsche recusa despedir-se do motor V8 e promete mantê-lo por cá até depois de 2030, mas os requisitos a cumprir vão mudá-lo.

Porsche motor V8
© Porsche

Longa vida ao motor V8 da Porsche. O construtor, sediado em Estugarda, na Alemanha, acaba de confirmar que o V8 biturbo de 4,0 l a gasolina vai sobreviver para lá de 2030.

Apesar da continuidade deste oito cilindros estar garantida, vão ser necessárias algumas adaptações e mudanças, a começar logo pelo ruído emitido.

Em entrevista aos australianos da Carsales, Thomas Freimuth, o responsável pela gama do Panamera, revelou é preciso cumprir os requisitos em termos de ruído, cujos limites estão cada vez mais baixos.

Porsche Panamera 2024, na estrada, traseira
© Porsche O Panamera Turbo E-Hybrid vem equipado com o V8 biturbo.

Além disso, é necessário preparar este motor para a chegada da norma de emissões Euro 7, em julho de 2030.

“Sabemos que este motor está pronto para a Euro 7, não há problema. Temos que adicionar alguns componentes que estão em desenvolvimento, por isso estamos prontos com este V8 para entrar na norma Euro 7”.

Thomas Freimuth, responsável pela gama Panamera

Freimuth acrescentou ainda que “isto também será possível sem um sistema híbrido porque elas mudaram (as normas da Euro 7) ligeiramente”, lembrando que a normativa aprovada é mais branda do que o que tinha sido inicialmente proposto.

Recorde-se que atualmente a Porsche usa este bloco V8 biturbo de 4,0 l no Panamera Turbo E-Hybrid, com 680 cv, e em duas versões do Cayenne: S (474 cv) e Turbo E-Hybrid (739 cv).

Fonte: Carsales