Notícias Aumente o volume. Este V12 soa a algo de outro mundo

Arranque a Frio

Aumente o volume. Este V12 soa a algo de outro mundo

O GMA T.50s 'Niki Lauda' está restringido às pistas, mas o seu V12 naturalmente aspirado garante que cada segundo será simplesmente inesquecível.

motor v12 gma t.50s
© GMA

Faz hoje precisamente três anos que publicámos a notícia com a apresentação do GMA T.50s ‘Niki Lauda’, a versão de pista do supercarro desenvolvido por Gordon Murray e com uma versão ainda mais estridente do V12 naturalmente aspirado.

Agora podemos, finalmente, ouvi-lo.

Com o motor instalado num banco de ensaio, é simulada uma volta ao circuito de La Sarthe, em Le Mans. E o som deste V12 é… (suspiro). Ouçam.

As modificações efetuadas ao motor 3.9 V12 da Cosworth deixaram-no com quase 780 cv, debitados às 12 100 rpm! Uma das novidades são as borboletas de acelerador individuais. Doze, em vez das originais quatro do T.50, como nos Fórmula 1 dos anos 70.

Além disso, a taxa de compressão é mais elevada, a cabeça dos cilindros foi revista, as árvores de cames têm um novo desenho e tudo isto funciona em conjunto com um sistema de escape específico, sem qualquer tipo de «filtro».

Quanto ao T.50s ‘Niki Lauda’ em si, serão produzidas apenas 25 muito exclusivas unidades, cada uma delas com um preço acima dos 3,6 milhões de euros.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Que marca produziu o motor V12 do protótipo de Fórmula 1 da McLaren, conduzido por Ayrton Senna no Estoril em 1993?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

McLaren e V12 Lamborghini. “McLambo”, o F1 com que Senna queria correr