Notícias Lancia prepara Mundial de Ralis mas há outra novidade importante

Indústria

Lancia prepara Mundial de Ralis mas há outra novidade importante

De uma assentada, Luca Napolitano, CEO da Lancia, lançou duas bombas: o regresso dos Lancia HF e a confirmação de um programa de ralis.

© Lancia

Nós sabemos que os italianos são emotivos. Não é uma crítica, é um elogio. Mas na indústria automóvel moderna há cada vez menos espaço para romantismos.

Ainda assim, na Lancia, parece que a centelha dos ralis, dos carros desportivos e da paixão pelo automóvel resistiu ao ventos provocados pelas folhas de Excel. De uma assentada, Luca Napolitano, CEO da Lancia, lançou duas bombas: o regresso dos Lancia HF e a confirmação de um programa de ralis.

Lancia Delta 1ª série
© Lancia Os Lancia vencedores de 11 títulos do rali mundial: Fulvia Coupé HF, Stratos, Rally 037, Delta 4WD, Delta HF integrale

O anúncio não podia ter sido feito nem noutra altura, nem num local mais à «italiana»: à porta de uma sala de cinema, após a estreia do filme “Race for Glory”, que retrata o confronto entre a Audi e a Lancia no Mundial de Ralis. Ou seja, mesmo à italiana.

Duas decisões muito importantes que seguramente contaram com o apoio total de Carlos Tavares, CEO da Stellantis, grupo ao qual pertence a Lancia. Por isso, vamos aos detalhes?

Lancia pode ser competitiva

Agora que a marca italiana está inserida no universo Stellantis, terá uma importante vantagem neste regresso ao Mundial de Ralis: pode contar com todo o savoir-faire da Stellantis Motorsport.

Recordamos que é a Stellantis Motorsport que agrega as antigas divisões desportivas da Citroën e da Peugeot. Por isso, não faltarão seguramente nos corredores da Stellantis Motorsport engenheiros, técnicos e mecânicos a abrir garrafas de champanhe ao ouvirem estas palavras:

“Voltaremos aos ralis? Estamos a trabalhar nisso.”

Luca Napolitano, CEO da Lancia

Naturalmente que este regresso aos ralis terá de ser acompanhado por modelos mais desportivos. Caso contrário não haveria como capitalizar esta presença. E é precisamente isso que vai acontecer.

Lancia HF também vai voltar

As cores da bandeira italiana vão regressar ao mundial de ralis e a divisão Lancia HF também. Uma sigla que foi apresentada pela primeira vez em 1960, que significa High Fidelity, e que três anos depois deu origem à equipa oficial da Lancia no Mundial de Ralis.

Pois bem, a sigla HF agora vai surgir num novo modelo desportivo, 100% elétrico com 240 cv de potência que terá por base o novo Lancia Ypsilon. A marca italiana promete uma aceleração dos 0-100 km/h em 5,8 segundos.

Ler também: Lancia Ypsilon apresentado. Futuro da marca italiana começa hoje

Trata-se de uma sigla que tem no elefante a sua mascote. Reza a lenda que este animal foi o escolhido porque os elefantes, uma vez em movimento, são muito difíceis de parar. É assim que os responsáveis da Lancia querem encarar este regresso: imparável.

Sabe esta resposta?
Quantas unidades foram produzidas do Lancia Stratos HF?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lancia Stratos HF. Ainda te lembras dele?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Lancia Stratos HF. Ainda te lembras dele?