Notícias Fábrica do Tramagal celebra 60 anos com novo recorde de produção

Indústria

Fábrica do Tramagal celebra 60 anos com novo recorde de produção

A fábrica produtora dos camiões ligeiros FUSO Canter e FUSO eCanter celebra este anos 60 anos, com um novo recorde de produção.

Fuso Canter
© Mitsubishi

A fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe (MFTE), situada no Tramagal, em Abrantes, celebra este ano o seu 60.º aniversário. É uma das maiores empregadoras da região e a terceira maior produtora de automóveis em Portugal.

A fábrica do Tramagal foi fundada em 1964 como uma joint venture entre o português Duarte Ferreira e a construtura de camiões Berliet. Mais tarde, em 1980, começou a montar camiões e autocarros da Mitsubishi FUSO com recurso a kits CKD (completely knocked-down).

Visão de cima da fábrica da Mitsubishi FUSO, no Tramagal
© FUSO Vista aérea da fábrica do Tramagal.

Foi durante a década de 80 que teve início a produção do camião ligeiro Mitsubishi FUSO Canter, primeiro só para o mercado nacional. Outros modelos se seguiram, como a pick-up Mitsubishi L200, o furgão Mitsubishi L300 e o Mitsubishi Pajero.

Mais tarde, em 1990, a fábrica do Tramagal seria adquirida pela Mitsubishi Motors Portugal, que passaria em 1996 para a Mitsubishi Motors Corporation que decidiu concentrar a produção apenas no Canter.

Em 2004, ocorreu uma nova mudança de mãos. Após a Daimler AG — essa mesmo, a «dona» da Mercedes-Benz —, ter adquirido uma participação maioritária da Mitsubishi FUSO, ficou, também, como a nova proprietária da fábrica do Tramagal. Mais recentemente, a Daimler Truck «separou-se» da casa-mãe (que se tornou no Mercedes-Benz Group), sendo a atual proprietária.

fábrica do Tramagal
© Mitsubishi Fábrica do Tramagal durante a sua inauguração em 1964.

Novo recorde em 2023

Nestas seis décadas, a MFTE celebra a produção de 260 mil unidades, exportadas para 33 mercados europeus e Marrocos. Sendo que, apenas no ano passado, a fábrica produziu 11 800 camiões FUSO Canter, um novo recorde para a instalação.

“A paixão e a qualificação de alto nível dos nossos trabalhadores é extraordinária. Com o nosso elétrico eCanter, nós conduzimos a transformação — ao mesmo tempo que o nosso conhecimento sobre o passado e a nossa herança nos conduzem em direção ao futuro.”

Arne Barden, diretor executivo do MFTE

Mais recentemente, em 2017, a fábrica começou a produção do primeiro camião ligeiro elétrico: FUSO eCanter, que desde 2023 é produzido em massa.

Para além da produção em larga escala dos modelos FUSO Canter e FUSO eCanter, a unidade fabril da MFTE também já atingiu, em 2022, a neutralidade carbónica, graças à geração local de energia verde, entre outras medidas.

O objetivo agora é o de ser climático-positiva, estando a testar tecnologias para a produção local de hidrogénio verde, assim como reduzir o consumo de água — já trata e reutiliza mais de 60% da água que necessita.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o modelo FUSO Canter em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fuso Canter. Os detalhes do «mini-camião» feito em Portugal