Notícias Euro 7. Os carros vão ficar mais caros

Euro 7

Euro 7. Os carros vão ficar mais caros

A Euro 7 vai tornar os automóveis mais caros, é uma certeza. O quanto depende da fonte: pouco diz a Comissão Europeia, bastante diz o estudo comissionado pela ACEA.

Ford EcoBoost
© Ford

Caso seja aprovada como foi anunciada, a Euro 7 — regulamento para as emissões dos veículos —, vai tornar os automóveis bem mais caros ao contrário do que avançou a Comissão Europeia.

É o que conclui um estudo comissionado pela ACEA (Associação Europeia de Construtores Automóveis), à consultora Frontier Economics. Este estima um aumento médio dos custos diretos dos automóveis entre quatro vezes a 10 vezes mais do que os valores avançados pela Comissão Europeia (CE).

A CE estima que a Euro 7 implique um aumento médio dos custos diretos (equipamentos, desenvolvimento e homologação) nos veículos ligeiros a gasolina de apenas 184 euros por veículo, 446 euros nos ligeiros a gasóleo e 2765 euros nos veículos pesados.

Este estudo mostra, porém, aumentos bem superiores. Nos veículos ligeiros a gasolina o aumento médio calculado foi de 1862 euros por veículo. Ou seja, 10 vezes mais do que o valor avançado pela CE.

Nos ligeiros a gasóleo, o aumento atinge o valor médio de 2629 euros (seis vezes mais), enquanto nos pesados, o aumento médio será de 11 707 euros por veículo, quatro vezes mais que o valor avançado pela CE.

Gráfico custos Euro 7
© ACEA Quadro mostra diferenças no aumento dos custos dos automóveis previstos pela Comissão Europeia e por este estudo.

Independentemente dos valores, a única certeza que há sobre a Euro 7 é que os automóveis vão ficar mais caros.

A ACEA alerta, no entanto, que o impacto no custo dos automóveis para os consumidores será ainda mais elevado do que os valores apresentados pelo estudo. Isto porque referem-se aos custos para os construtores.

CE «esqueceu-se» de algumas contas

A discrepância entre os valores avançados pela CE e os apresentados por este estudo não deixa de impressionar. E pode ser justificada pelas lacunas nas contas da CE, de acordo com os autores do estudo.

As contas da CE parecem apenas concentrar-se diretamente apenas nas associadas ao motor de combustão, mas a Euro 7 abrange mais que isso. Pela primeira vez na história das normas Euro, haverá limites às emissões (partículas) por parte dos pneus e travões.

Volkswagen ID.4 GTX
© Volkswagen

Uma medida que afeta todos os automóveis, sejam a combustão ou elétricos. Além disso, e ainda nos elétricos, a Euro 7 quer introduzir requisitos mais exigentes referentes à durabilidade das baterias.

Previsivelmente, tudo isto vai afetar os custos dos veículos elétricos. O estudo avança com mais 178 euros por veículo ligeiro e 750 euros por veículo pesado.

Euro 7 vai tornar automóveis mais caros e mais gastadores

É referido ainda que, além dos custos diretos, há custos indiretos associados à Euro 7 que a CE também ignorou nos seus cálculos.

Estes referem-se à utilização do veículo, nomeadamente, ao consumo de combustível. O estudo faz uma estimativa por alto que prevê um aumento médio no consumo de 3,5% por veículo.

O aumento no consumo de combustível previsto para os automóveis advém dos requisitos mais exigentes da Euro 7 no cumprimento dos limites de emissões em cenários mais extensos de condução.

Pessoa a abastecer carro com gasolina
© Bernd Schray Euro 7 poderá implicar consumos mais elevados.

Por exemplo, um automóvel polui muito mais ao arrancar a frio, pois o catalisador demora a atingir a sua temperatura ótima de funcionamento. Para acelerar esse processo é necessário usar mais combustível.

Além disto tudo, a CE também não avaliou o impacto que os custos mais elevados associados à Euro 7 terá na oferta de automóveis mais acessíveis no mercado.

Como temos vindo a informar, são vários os construtores que já saíram ou vão sair do segmento dos citadinos. Agora colocam a possibilidade de abandonar também o segmento dos utilitários. O aumento previsto nos custos e a redução da rentabilidade são, precisamente, as razões. Veja-se o caso do Ford Fiesta.

Novos veículos elétricos poderão tomar o lugar dos citadinos e utilitários, mas os preços ainda estão muito acima das possibilidades de uma parte importante do mercado.

Quando entra em vigor?

A CE anunciou a entrada em vigor da Euro 7 para os veículos ligeiros em julho de 2025 e para os pesados em julho de 2027.

Um prazo que tem sido criticado pela indústria por ser demasiado curto, até porque apesar da Euro 7 já ter sido apresentada ainda não foi aprovada.

São vários na indústria que têm apelado ao fim, ou quanto muito, ao adiamento da introdução da Euro 7. Mais recentemente, vimos também alguns estados membros da União Europeia a pedir o fim desta norma.

Fonte: ACEA, Frontier Economics