Notícias UE pondera exceção para os combustíveis sintéticos que pode salvar o motor de combustão

Emissões

UE pondera exceção para os combustíveis sintéticos que pode salvar o motor de combustão

Depois do «bloqueio» alemão, a União Europeia parece disposta a permitir (alguns) motores de combustão pós-2035, se usarem combustíveis sintéticos.

Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport a ser atestado com combustível sintético.
© Razão Automóvel

A União Europeia ouviu as críticas e sugestões da Alemanha relativas ao fim anunciado dos motores de combustão interna em 2035 e prepara uma proposta para definir o «papel» dos combustíveis sintéticos pós-2035, avança a Automotive News.

Recorde-se que no final de fevereiro a Alemanha propôs à União Europeia a possibilidade de haver veículos com motores de combustão pós-2035, mas que usem combustíveis neutros em carbono.

Fábrica de combustíveis sintéticos da Porsche
© Porsche A fábrica onde a Porsche produz combustíveis sintéticos.

A tomada de posição alemã obrigou ao adiamento da votação final da proposta para banir a venda de automóveis novos com motores de combustão interna da União Europeia a partir de 2035.

O que será proposto?

A proposta estará a cargo da Comissão Europeia («braço executivo» da União Europeia) e ainda não tem uma data prevista de apresentação. Também os detalhes desta proposta são desconhecidos, mas promete determinar que automóveis novos poderão continuar a ser vendidos pós-2035 com motores de combustão a queimar combustíveis sintéticos.

Apesar deste avanço nas conversações, fontes citadas pela Automotive News Europe duvidam da capacidade da proposta da União Europeia em mudar a posição defendida pela Alemanha.

A posição alemã é parcialmente justificada pelo peso da indústria automóvel na economia daquele país. A indústria automóvel é, de longe, o maior setor da economia alemã, emprega cerca de 800 mil pessoas e gera 411 mil milhões de euros.

Ceticismo e uma reunião decisiva

Apesar dos detalhes da proposta da União Europeia ainda não serem conhecidos, já há «vozes» que a criticam.

Uma fonte citada pela publicação questiona como é que se vai impedir que os motores usem combustíveis convencionais caso se crie uma exceção para os combustíveis sintéticos. Segundo esta fonte, serão necessários não só novos aditivos como tecnologias específicas para evitar que tal aconteça, pois a nível molecular os combustíveis sintéticos são iguais aos convencionais.

Recordamos também que, ainda hoje, segunda-feira (13 de março), reúnem-se em Estrasburgo os representantes dos 12 países que mostraram reservas acerca do impacto ambiental da controversa norma Euro 7.

Além de discutirem propostas de alteração à polémica norma, estes 12 países, entre os quais a Alemanha e também Portugal, vão também discutir a proibição da venda de automóveis novos com motor de combustão a partir de 2035.

Fonte: Automotive News Europe

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208