Notícias Parlamento Europeu aprovou a proibição da venda de automóveis novos a combustão em 2035

Emissões

Parlamento Europeu aprovou a proibição da venda de automóveis novos a combustão em 2035

O Parlamento Europeu aprovou a proibição da venda de automóveis novos com motor de combustão a partir de 2035 e nem os comerciais «escapam».

Saídas de escape do Jaguar F-Type
© Jaguar

Os membros do Parlamento Europeu votaram hoje e aprovaram a proibição da venda de automóveis e comerciais ligeiros novos com motor de combustão interna a partir de 2035.

Esta votação apenas vem confirmar o acordo alcançado entre a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e os 27 Estados-membros em novembro passado que «traçou o destino» do motor de combustão na União Europeia.

Aprovada com 340 votos a favor, 279 contra e 21 abstenções, esta legislação estabelece ainda metas intermédias de emissões de CO2, algo que já tínhamos avançado.

Nos ligeiros de passageiros prevê uma redução de 55% das emissões de CO2 dos automóveis novos em 2030 face às registadas em 2021. Já nos comerciais ligeiros a redução será de 50%.

As exceções

Apesar de, na prática, banir a venda de automóveis novos com motor de combustão interna na União Europeia a partir de 2035, a legislação aprovada prevê algumas exceções.

Construtores que produzam entre 1000 e 10 mil automóveis por ano e entre 1000 e 22 mil veículos comerciais por ano estarão isentos das metas até ao final de 2035.

Já os que produzirem menos de 1000 veículos por ano continuarão isentos desta proibição mesmo depois de 2035.

O Parlamento Europeu também vai rever os incentivos entregues aos construtores que vendem mais veículos de emissões reduzidas para que reflitam melhor o mercado. O mais provável é que os incentivos em vigor venham a ser reduzidos.

Mais «atenção» às emissões

Além da proibição da venda de veículos novos com motor de combustão, em 2025 a Comissão Europeia vai criar uma nova metodologia para avaliar e registar as emissões de CO2 dos veículos ao longo de todo o seu período de vida útil.

E a partir de dezembro de 2026 este organismo vai monitorizar a diferença entre os limites impostos de emissões e os valores reais de consumo de combustível e energia dos veículos; apresentará um relatório sobre a metodologia para ajustar as emissões de CO2 específicas dos construtores; e irá propor medidas apropriadas de acompanhamento.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Opel Calibra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Calibra. O coupé esculpido pelo vento