Notícias Por baixo deste Veloster esconde-se o futuro desportivo “mid-engine” da Hyundai

Salão de Los Angeles 2019

Por baixo deste Veloster esconde-se o futuro desportivo “mid-engine” da Hyundai

O Salão de Los Angeles foi o palco escolhido para a revelação do Hyundai RM19, mais um protótipo que antecipa um muito aguardado desportivo "mid-engine".

Hyundai RM19

Não te deixes enganar pelas semelhanças com o Veloster N ETCR. Revelado em Los Angeles, o Hyundai RM19 Racing Midship Sports Car (este é o seu nome completo) mais não é que um protótipo destinado a antecipar o seu futuro desportivo “mid-engine”, isto é, com motor em posição central traseira.

A equipar o RM19 encontramos o mesmo motor usado pelos i30 e Veloster que correm no TCR (um 2.0 l turbo com injeção direta) No entanto, como o RM19 não necessita de cumprir as restritas normas do TCR, a marca sul-coreana foi capaz de oferecer um pouco mais de potência no protótipo que levou a Los Angeles.

Assim sendo, em vez dos habituais 350 cv de potência, o 2.0 l que surge no Hyundai RM19 debita cerca de 390 cv que são transmitidos às rodas traseiras através de uma caixa sequencial de seis velocidades. Estes números permitem-lhe alcançar uma velocidade máxima superior a 250 km/h e atingir os 100 km/h em menos de 4s.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Hyundai i30 N Line. O que vale a “vitamina N”?
Hyundai RM19
Pode parecer um Veloster, mas debaixo das “vestes” estão as bases daquele que poderá vir a ser o desportivo “mid-engine” da Hyundai.

Eletrificação também é hipótese

Apesar de o RM19 se apresentar em Los Angeles com um motor de combustão interna, a Hyundai não coloca de parte a possibilidade de eletrificar o seu hipotético desportivo mid-engine, sendo esta teoria reforçada quando nos lembramos que a marca coreana celebrou uma parceria com a Rimac.

Aliás, acerca desta parceria, a Hyundai afirma que esta se destina a desenvolver protótipos de modelos elevadas prestações prestações elétricos e a pilha de combustível (fuel cell).

VÊ TAMBÉM: Testámos o renovado Hyundai Tucson 1.6 CRDi. Quais os seus novos argumentos?
Hyundai RM19
Apesar de o RM19 recorrer a um motor de combustão, a Hyundai não deixa de lado a possibilidade de eletrificar o seu desportivo “mid-engine”.

Membro de uma longa linhagem

Descrito pela Hyundai como “uma plataforma de desenvolvimento dos futuros produtos da N Performance, incluindo um potencial halo-car“, o Hyundai RM19 é o mais recente membro de uma já longa linhagem de protótipos destinados a experimentar a configuração “mid-engine”.

O RM19 assinala as aspirações futuras da N Performance.

Thomas Schemera, vice-presidente executivo e diretor da divisão de produto do Hyundai Motor Group

É que o projeto de um desportivo “mid-engine” da Hyundai está em desenvolvimento desde 2012, ano no qual a marca sul-coreana começou a testar soluções mecânicas para esta configuração.

Até agora, esta investigação e experimentação deu origem a mais três protótipos para além do Hyundai RM19. São estes: o RM14 (2014), o RM15 (2015) e o RM16 (2016).

VÊ TAMBÉM: VelosterRaptor N Concept, o “Type R killler” que a Hyundai levou ao SEMA
Hyundai RM14, RM15 e RM16
Os três protótipos do projeto RM: os RM14, RM15 e RM16.

Chegada à produção foi confirmada, mas não oficialmente

Apesar de, oficialmente, a Hyundai não confirmar (nem negar) a chegada de um desportivo “mid-engine”, em declarações à Car and Driver um representante da marca afirmou: “Albert Biermann não faz estas coisas só pelo gozo”, deixando no ar que o desportivo vai ser uma realidade.

No entanto, o mesmo representante da marca sul-coreana ressalvou que ainda faltam alguns anos até o desportivo “mid-engine” da Hyundai chegar aos stands.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Hyundai Kauai Hybrid?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hyundai Kauai Hybrid (2020). A melhor versão?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Hyundai Kauai Hybrid (2020). A melhor versão?