Notícias Hyundai. Novo motor Theta III reacende rumores sobre desportivo de motor central

Antevisão

Hyundai. Novo motor Theta III reacende rumores sobre desportivo de motor central

Não há duas sem três, depois do Hyundai i30 N e do Veloster N, vamos mesmo ver em breve o terceiro modelo da divisão N Performance. Será um desportivo de motor central?

Hyundai RM16 — desportivo de motor central traseiro

Já tínhamos referido aqui na Razão Automóvel, que a vinda de um Hyundai superdesportivo era, sem dúvida, uma hipótese em cima da mesa para a marca que, nos últimos tempos, tem revelado várias surpresas, desde logo com as versões N performance.

Um dos culpados é Albert Bierman, o ex-chefe da divisão M da BMW, agora responsável precisamente pela nova divisão “N Performance”, e que não tem parado de nos surpreender.

Depois de uma recente afirmação de Yang Woong Chul, Vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai, de que estariam a preparar um automóvel de alta performance, os holofotes centram-se naquilo que a Hyundai terá na manga, sabendo que recentemente já vimos chegarem duas versões desta divisão especial da marca, o Hyundai i30 N e o Hyundai Veloster N, sabendo que Albert Bierman já havia prometido um terceiro modelo proveniente desta nova divisão.

Motor Theta III

Agora, informações sobre a terceira geração da sua família de motores Theta, reacendem as especulações sobre o (super)desportivo de motor central traseiro da Hyundai. Esta nova geração de motores a gasolina de quatro cilindros terá, ao que tudo indica, cerca de 2.5 litros de capacidade, e encontrará lugar, para já, no Genesis G80, a berlina executiva da jovem marca premium do grupo coreano.

No entanto, o Theta III foi concebido para ser compatível com diversas arquiteturas — tração dianteira (motor transversal), traseira (motor longitudinal) e integral —, e terá versões naturalmente aspiradas e sobrealimentadas. Estas últimas, estima-se que debitem entre 280 cv e 300 cv, dependendo da arquitetura.

Mas não se fica por aqui. Segundo o que foi publicado pela coreana Motorgraph, uma versão de 2.3 litros e 350 cv do Theta III está igualmente em desenvolvimento, cuja aplicação seria específica para um modelo desportivo de dois lugares e motor central traseiro.

Desportivo ou Superdesportivo?

Se anteriormente, a palavra superdesportivo foi referida por responsáveis da Hyundai — algumas fontes indicavam até testes com máquinas como o Porsche 911 Turbo ou o Lamborghini Huracán —, 350 cv parece pouco para máquinas deste calibre. Por isso os responsáveis declararam que seria uma proposta híbrida, para conseguir números competitivos, e para ser digno de usar o prefixo super.

superdesportivo Hyundai

Mas a confusão permanece — a Hyundai tem desenvolvido nos últimos anos protótipos com motor central traseiro, que começaram por ser uma adaptação do Veloster. Os protótipos RM (Racing Midship) já vão na sua terceira geração, e o mais recente RM16 já foi observado por diversas vezes em testes no circuito de Nürburgring e até foi exibido em alguns salões automóveis como concept.

Dificilmente será o superdesportivo de que se fala — pensem neste RM16 como um Clio V6 coreano. Será que existe uma surpresa mais radical nos bastidores da Hyundai e da divisão N Performance? Aguardamos, com expetativa…

Concept Hyundai RM16

Sabe esta resposta?
Quantas motorizações terá o novo BMW X4, a ser apresentado no próximo Salão de Genebra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW X4. Segunda geração do modelo a caminho de Genebra
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

BMW X4. Segunda geração do modelo a caminho de Genebra