Notícias VelosterRaptor N Concept, o “Type R killler” que a Hyundai levou ao SEMA

SEMA Show 2019

VelosterRaptor N Concept, o “Type R killler” que a Hyundai levou ao SEMA

A Hyundai associou-se à Bisimoto Engineering e juntas levaram até ao SEMA Show 2019 o mais radical dos Veloster N: o VelosterRaptor N Concept.

Bisimoto VelosterRaptor N Concept

Desenvolvido com o objetivo de ser um “Type R Killer” — palavras da Hyundai, não nossas —, o Bisimoto VelosterRaptor N Concept é o expoente máximo das capacidades da versão mais desportiva do modelo da Hyundai.

Como nota, a segunda geração do Veloster não é vendida entre nós, mas tal como o i30 tem uma versão N à vendas nos EUA que recorre à mesma mecânica do hot hatch vendido na Europa.

Esteticamente as alterações foram discretas. Ainda assim, destacam-se no VelosterRaptor N Concept a adoção de novo spoiler traseiro e as jantes Fifteen52, desenhadas especificamente para melhorarem o arrefecimento dos travões dianteiros da Tarox.

VÊ TAMBÉM: Testámos o Hyundai i30 N Line. O que vale a “vitamina N”?
Hyundai Veloster N
As diferenças entre o Veloster N (imagem) e o VelosterRaptor N Concept (acima) são discretas.

Já no interior, o VelosterRaptor N Concept  recebeu bancos dianteiros mais leves e produzidos com recurso a materiais compósitos e um ecrã digital de diagnóstico (que surge na consola central).

E na mecânica, o que muda?

Para garantir que o VelosterRaptor N Concept era mesmo capaz de ser um “Type R Killer”, a Hyundai e a Bisimoto Engineering efetuaram ligeiras melhorias no chassis, e rebaixaram-lhe a suspensão (e, por conseguinte, o centro de gravidade).

Já em termos mecânicos, o caderno de encargos do VelosterRaptor N Concept definia que este deveria manter as emissões baixas, melhorar a eficiência térmica do motor, reduzir as perdas por fricção e ainda assim, conseguir debitar mais de 320 cv.

Para conseguir cumprir estes objetivos, o VelosterRaptor N Concept recebeu várias alterações como, por exemplo, um sistema de escape menos restritivo, um intercooler de alta performance, modificações na admissão e ainda componentes internos do turbo compressor atualizados.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

Segundo a Hyundai o VelosterRaptor N Concept  conta com algumas soluções pensadas para o Veloster N Performance Package e com vários acessórios extra desenvolvidos com o mercado do aftermarket em mente.

Será que veremos alguns desses componentes chegarem a este lado do Atlântico?

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Hyundai Tucson?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o renovado Hyundai Tucson 1.6 CRDi. Quais os seus novos argumentos?