Notícias Honda CRX nacional com apenas 17 km procura novo dono

Vendas

Honda CRX nacional com apenas 17 km procura novo dono

Este é, muito provavelmente, o Honda CRX com menor quilometragem do mundo e está à venda em Portugal. Algum interessado?

Honda CRX 1990 Portugal

O Honda CRX continua a ser um dos modelos mais emblemáticos da marca japonesa. E se muitas vezes já foi notícia pela sua resistência e fiabilidade, agora é protagonista por motivos diferentes.

Acaba de ser colocado à venda em Portugal um Honda CRX nacional de 1990 que está a “descansar” desde o dia em que saiu do concessionário da Honda, em Lisboa, há mais de 30 anos.

Desde então, este conhecido desportivo japonês percorreu apenas 17 km e pode muito bem ser o CRX com menor quilometragem do mundo.

A NÃO PERDER: Um Honda CRX «caseiro» com 400cv e tração traseira

A história deste Honda CRX

Os motivos de interesse em torno desta unidade são óbvios: encontrar um carro com mais de 30 anos, com apenas 17 km feitos e totalmente de origem é algo verdadeiramente especial. Mas há mais: este coupé japonês conheceu apenas um proprietário.

Honda CRX 1990 Portugal

A somar a isto, os autocolantes espalhados pela carroçaria, ainda intactos, são mais uma prova de que este Honda CRX com 31 anos está… novo. As inscrições nos botões do habitáculo estão tão visíveis como no primeiro dia — alguns deles poderão nunca ter sido utilizados.

Por fora, e além da carroçaria imaculada, saltam à vista os tampões das jantes e os pneus originais. E mesmo que a aderência da borracha já tenha visto melhores dias, visualmente estão novos, até porque o proprietário deste CRX teve o cuidado de o manter durante todos estes anos sempre em cima de quatro preguiças.

No interior, tudo novo, sem qualquer sinal de desgaste. Desde o volante à manete da caixa de velocidades, passando pelos bancos tipo baquet e pelos tapetes que desde 1990 mantiveram um protetor com o nome do concessionário.

«Esquecido» durante 30 anos. Porquê?

Mas por esta altura devem estar a perguntar porque é que este CRX esteve parado tantos anos. De acordo com os nossos colegas do Escape Livre, consta que o dono ganhou algum receio de o conduzir após uma primeira viagem conturbada.

Superstição? Muito provavelmente.

Honda CRX 1990 Portugal

Quanto ao motor, vale a pena recordar os números «gordos»: trata-se de um bloco 1.6 litros de 16 válvulas com 130 cv de potência e 144 Nm de binário máximo, capaz de «trepar» até às 7300 rpm.

O motor ainda tem o óleo de origem e todo o compartimento está exatamente como saiu de fábrica — só mesmo a bateria é que já não é a original.

Um unicórnio sem preço?

Por tudo isto, esta unidade do Honda CRX é uma espécie de unicórnio. O estado em que se encontra é quase inacreditável. Mas ao contrário dos unicórnios, este CRX existe e está à venda no nosso país, pela mão da Garagisti, que apenas disponibiliza o preço sob consulta.

LEIAM TAMBÉM: Honda CRX Si: ícone jovial em estado puro

Tendo em consideração o preço da unidade que está à venda no portal do Piscapisca.pt, quanto é que valerá este Honda CRX? Aceitam-se apostas e palpites nas nossas redes sociais.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Honda Civic Type R (FK8)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Honda Civic Type R FK8 (vídeo). Ainda é o melhor tração dianteira?