Notícias Hertz está a vender Tesla Model 3 ao desbarato. Estas são as razões

Mercado

Hertz está a vender Tesla Model 3 ao desbarato. Estas são as razões

Baixa procura, desvalorização e despesas elevadas de reparação levaram a Hertz a querer desfazer-se de um terço da sua frota de automóveis elétricos.

Tesla Model 3 à venda online
© Screenshot website Hertz

A Hertz anunciou esta quinta-feira que vai vender um terço da sua frota de automóveis elétricos nos Estados Unidos da América (EUA), cerca de 20 000 veículos, para voltar a investir em modelos com motor de combustão.

A gigante do aluguer de automóveis, que tinha como objetivo converter 25% da sua frota total para elétricos, justifica esta decisão com as despesas elevadas relacionadas com colisões e com a baixa procura por parte dos clientes norte-americanos.

A venda dos automóveis elétricos por parte da Hertz arrancou ainda durante o último mês de dezembro e vai prolongar-se ao longo de todo o ano de 2024, explicou a empresa.

A NÃO PERDER: Compradores estão à espera de elétricos mais baratos? Procura está a cair

“As reparações de colisões e danos num veículo elétrico podem muitas vezes custar cerca de duas vezes mais do que um veículo com motor de combustão equivalente”, afirmou Stephen Scherr, diretor executivo da Hertz, citado pela CNN.

Hertz Tesla Model 3
© Hertz (x.com)

A somar a isso, e como explicou o executivo da gigante norte-americana, a descida dos preços dos elétricos nos automóveis novos que se verificou em 2023 reduziu o valor de revenda dos modelos usados da Hertz, fator que também ajudou na decisão.

“A queda dos preços nos veículos elétricos ao longo de 2023, impulsionados principalmente pela Tesla, reduziu o valor justo de mercado dos nossos elétricos em comparação com o ano passado, de maneira a que um salvado cria uma perda maior e, por consequência, um fardo maior”, reiterou Scherr, novamente citado pela CNN.

Na sequência disto, segundo a Reuters, a Hertz espera um encargo de cerca de 245 milhões de dólares, relacionado com as despesas de depreciação da venda de elétricos, no último trimestre de 2023.

Recorde-se que ainda em 2021 a Hertz anunciou um plano para adquirir 100 000 modelos da Tesla e 65 000 exemplares da Polestar ao longo de cinco anos. Agora, prepara-se para seguir um caminho totalmente inverso.

Depois deste anúncio, as ações da Hertz caíram 4% em bolsa e as da Tesla desceram aproximadamente 3%.

Fonte: Hertz