Notícias Mudanças na liderança da Stellantis Portugal. Pedro Lazarino é o novo diretor geral

Mercado

Mudanças na liderança da Stellantis Portugal. Pedro Lazarino é o novo diretor geral

Pablo Puey assume a liderança ibérica da Stellantis. Pedro Lazarino será responsável pela gestão do mercado nacional.

Pedro Lazarino, country manager em Portugal, Stellantis
© Stellantis

O ano de 2024 começa como um ano de mudanças para o Grupo Stellantis. Pedro Lazarino, que até agora exercia funções como gerente de operações entre as marcas da Stellantis Espanha, vem agora suceder a Pablo Puey como diretor geral em Portugal.

Lazarino já ocupou posições como diretor comercial da Opel Vauxhall (2018); diretor da marca Opel para Espanha e Portugal (2020) e diretor de vendas mainstream e car flow (2022).

A partir de 1 de fevereiro, Pablo Puey, por sua vez, vai assumir o cargo de diretor geral da região Ibérica (Portugal e Espanha), sucedendo a Maurizio Zuares.

Pablo Puey, managing director da região Ibérica (Portugal e Espanha) Stellantis
© Stellantis Pablo Puey, managing director da região Ibérica (Portugal e Espanha) Stellantis

Puey já conta com muitos anos de experiência na área, tendo sido diretor da Peugeot Portugal entre 2007 e 2012, e diretor da marca Citroën (Portugal e Espanha) entre 2015 e 2019.

Com início no próximo mês, este será o responsável pelo desenvolvimento do negócio das marcas Abarth, Alfa Romeo, Citroën, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Lancia, Opel e Peugeot, não só no mercado português como no espanhol.

Para além disto, o novo diretor geral da região Ibérica vai também coordenar o negócio dos “veículos usados, do pós-venda, dos serviços e da implementação do novo modelo de distribuição”.

Recorde que 2023 foi um ano especialmente importante para a Stellantis em Portugal, sendo que a sua fábrica em Mangualde alcançou o melhor ano de produção da sua história.

Sendo que este ano planeia começar a produzir veículos elétricos, tornando-se na primeira fábrica portuguesa a produzir carros elétricos.

Além disso, a Stellantis consolidou a sua liderança no mercado automóvel nacional em 2023, tendo acumulado entre as suas várias marcas 59 884 unidades (veículos de passageiros e comerciais ligeiros), o que se traduz numa quota de mercado de 26%.

Destaque ainda para a venda de veículos eletrificados — elétricos e híbridos plug-in —, que correspondem a 11 972 matrículas, o que perfaz uma quota de mercado de 18%.

Sabe esta resposta?
Qual foi o país que mais exportou nos primeiros 11 meses de 2023?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Japão deixou de ser o maior exportador de automóveis do mundo