Notícias É assim que Giugiaro vai celebrar o seu 80º aniversário. Com mais um protótipo!

Lenda viva do design automóvel

É assim que Giugiaro vai celebrar o seu 80º aniversário. Com mais um protótipo!

Lenda viva do design automóvel, Giugiaro acaba de dar a conhecer os primeiros teasers de um novo sedan elétrico. Um modelo que será apresentado no Salão de Genebra.

Giugiaro Concept teaser Genebra 2018

Depois do Techrules Ren, um desportivo de três lugares impulsionado por turbina híbrida, o designer italiano Giorgetto Giugiaro prepara agora, aos 79 anos de idade, mais um concept disruptivo para o Salão de Genebra. Embora ainda sem nome conhecido, sabe-se que será um protótipo de sedan elétrico, capaz de circular em modo 100% autónomo… ainda que Giugiaro não tenha tido a coragem de lhe retirar, definitivamente, o volante.

RELACIONADO: Techrules Ren. Já é possível encomendar o «supercarro chinês» com 1305 cv

Este novo concept está a ser desenvolvido em colaboração com a companhia chinesa de gestão energética “Envision”, e é o segundo projecto da Giorgetto Fabrizio Giugiaro Style (GFG Style). Uma nova companhia constituída pelo famoso designer de automóveis, juntamente com o seu filho, Fabrizio Giugiaro, em 2015, logo após ter abandonado o Grupo Volkswagen.

Giugiaro Concept Genebra 2018

Sedan elétrico e autónomo… mas com o volante

Quanto à questão do veículo ser anunciado com capacidade 100% autónoma e, ainda assim, manter um volante, é o próprio Giorgetto que afirma, em declarações à Automotive News Europe, que “a tecnologia permitia-me abandonar definitivamente a colocação de um volante, mas eu, simplesmente, não consegui fazê-lo”.

Este projecto de sedan elétrico conta ainda com tecnologia de gestão de energia da “Envision”, a qual permite conectar o veiculo a um ecossistema eléctrico, através da “utilização de computação e análise de dados em tempo real, para controlar como, onde e quando os dispositivos produzem, armazenam e usam energia”.

Chevrolet Corvair Testudo 1963

Antevisto como um protótipo de sedan de quatro lugares de luxo, com um “estilo único”, este novo estudo terá a companhia, em Genebra, de um Chevrolet Corvair Testudo de 1963. Modelo que Giugiaro desenhou quando tinha apenas 24 anos, numa altura em que estava ao serviço da Bertone, e que regressa agora às luzes da ribalta, como forma de assinalar o 80.º aniversário do designer italiano, que se celebra a 7 de Agosto.

Sabe esta resposta?
Com que carro é que Manuel Gião vai disputar o Nacional de Velocidade de Turismos?