Notícias Este Roma «esconde» o sucessor do Ferrari 812 Superfast e V12 é para manter

Fotos-espia

Este Roma «esconde» o sucessor do Ferrari 812 Superfast e V12 é para manter

A Ferrari já está a desenvolver o sucessor do 812 Superfast, que vai contar com um V12 com mais de 800 cv de potência. E já o podemos ouvir.

Ferrari v12 testes
© Razão Automóvel

A Ferrari pode ter acabado de apresentar o Purosangue, o seu primeiro SUV, mas já está de olhos postos no futuro, mais concretamente no seu próximo modelo com motor V12 dianteiro, uma configuração história na linhagem da «casa» de Maranello.

Será ele o sucessor natural do 812 Superfast — e do 812 Competizione que se seguiu — um de 15 novos modelos a lançar até 2026, entre eles um novo hipercarro para suceder ao LaFerrari e o primeiro 100% elétrico da marca.

Com apresentação marcada para o final de 2023 ou o início de 2024, os detalhes em torno deste modelo ainda são escassos, mas já foi apanhado num conjunto de fotos-espia (e num vídeo no circuito de Fiorano), ainda que «mascarado» com a carroçaria de um Ferrari Roma.

A NÃO PERDER: Luca di Montezemolo: “tirando a Ferrari o automóvel italiano já não existe”

Porém, é notório que este não é um Roma qualquer: os guarda-lamas são bem mais largos e a dianteira conta com uma entrada de ar inferior completamente nova, para uma maior refrigeração. O enorme motor V12 assim o exige, já que o Ferrari Roma acomoda «apenas» um V8.

Por baixo desta carroçaria modificada do Roma está um doze cilindros em V, disso ninguém tem dúvidas, e a avaliar pelo que se consegue ouvir no vídeo que acompanha este artigo parece ser um V12 naturalmente aspirado, como acontece com o Ferrari 812 (e todas as suas variantes) atual:

Resta agora saber que potência esconde este conjunto, com a certeza de que deverá superar os 830 cv e 692 Nm anunciados pelo motor V12 do 812 Competizione, que no Daytona SP3 ainda ganhou mais 10 cv e 5 Nm, tornando-se no motor puramente a combustão mais potente da Ferrari.

LEIAM TAMBÉM: Ferrari SP51. Um cliente sonhou e a Ferrari construiu

Relembramos que 830 cv é também a potência debitada pelo mais compacto e acessível 296 GTB, conseguidos pela combinação de um V6 biturbo e um motor elétrico.

Será que veremos o sucessor do 812 Superfast ver o seu V12 eletrificado — como a Lamborghini prepara-se para fazer com o sucessor do Aventador — para chegar a números de potência mais elevados, idênticos ou superiores aos 1000 cv do SF90 Stradale? Teremos de aguardar…

https://youtu.be/0cgwpigI78k

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Ferrari 365 GT4 BB?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fomos enganados. Afinal BB em Ferrari 365 GT4 BB não significa Berlinetta Boxer