Notícias Sentado está fora de moda? Patente da Ford deixa conduzir Bronco em pé

Patentes

Sentado está fora de moda? Patente da Ford deixa conduzir Bronco em pé

Prevendo uma utilização mais aventureira, a Ford submeteu um pedido de registo de patentes que permite conduzir o seu novo Bronco em pé.

Ford Bronco Patentes - abertura
© United States Patent and Trademark Office

A Ford Motor Company tem no Bronco um dos seus modelos mais radicais de sempre. Por isso, no seu desenvolvimento, integrou diversas soluções para aumentar o espírito de aventura em cada um dos seus condutores.

Depois de portas que se podem retirar e a possibilidade de o transformar num descapotável, apareceu no registo de patentes um sistema que permite conduzir o Bronco… em pé. Parece estranho?

Registo de patentes - Ford Bronco Fig. 3
© United States Patent and Trademark Office

Quem já saiu de estrada numa aventura de todo o terreno, sabe que há obstáculos que merecem uma observação mais cuidada antes de os transpor — às vezes não basta colocar a cabeça fora da janela, é preciso mesmo sair do carro.

Idealmente, pedimos a outra pessoa que nos dê uma ajuda enquanto fazemos a manobra. Mas a Ford tem outra ideia para o Bronco.

Segundo o que podemos ver no registo de patentes submetido pela marca norte-americana, a Ford parece estar a desenvolver um novo conjunto de comandos destinados à condução do veículo, posicionados… no topo da moldura do para-brisas, para situações em que a visibilidade esteja comprometida.

Radical, mas sempre em segurança

Contudo, não se espere que, caso este sistema chegue efetivamente a ser comercializado, passe a ser possível entrar numa autoestrada sem estar sentado ao volante. Nem pensar.

Este sistema está a ser concebido para uma utilização exclusiva fora de estrada, até uma velocidade de 3 mph (4,8 km/h).

Além disso, a Ford está também a estudar cenários em que o condutor possa sair inadvertidamente da sua posição. E nesse caso, o Ford Bronco será imobilizado de imediato. Afinal, tudo isto terá de ser efetuado com o máximo de segurança.

Além dos novos controlos específicos para controlar o carro, estão também a ser afinados sistemas de deteção que comprovem a presença do condutor. Isto significa que este sistema obrigará a instalar a bordo do Ford Bronco diversos tipos de sensores, radares e até um LiDAR.

Ou seja, um sistema similar ao desenvolvido pela Volvo para detetar movimento no interior do veículo.

Sabe esta resposta?
O «Interceptor V8» usado nos filmes de Mad Max era baseado num Ford Falcon XB GT coupé de que ano?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O que escondem as assustadoras e fantásticas máquinas de Mad Max Fury Road